Assista ao primeiro episódio da webserie #adv: “O irmão solidário”

Com uma produção profissional, “O irmão solidário” é o primeiro episódio da webserie de lançamento da campanha #adv – o seu direito é a nossa luta, promovida pela OAB Paraná. A história chama atenção para a importância da advocacia previdenciarista, ao narrar um caso que envolve pedido de benefício assistencial e pensão por morte.

O tema foi escolhido a partir dos números das causas previdenciárias na justiça brasileira. Segundo relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicado em 2020, quatro dos cinco assuntos mais demandados na Justiça Federal se referem a Direito Previdenciário. São 1,6 milhão processos sobre auxílio doença; aposentadoria por invalidez; benefícios por idade; e benefícios por tempo de contribuição. Em cada uma dessas causas há advogados atuando e trabalhando literalmente como operadores do direito. Esses profissionais fazem com que, mesmo com os obstáculos de um país desigual e burocrático, diariamente direitos sejam efetivados.

Os próximos episódios serão lançados nos dias 3, 17 e 31 de agosto, 14 e 29 de setembro, com histórias que envolvem Direito de Família, Direito do Trabalho, Direito Criminal, Direito Empresarial e Direito Civil.

Assista aqui