Com recursos do Proex, OAB Apucarana desenvolve projeto de trocas de experiências entre gerações

A OAB Apucarana colocou em prática o projeto GerAções, que visa promover a troca de experiências entre a jovem advocacia e a advocacia sênior. De um lado está a juventude e a sua facilidade com o manejo das tecnologias e, de outro, os mais experientes com o seu conhecimento jurídico e processual. O projeto foi viabilizado pelo Programa de Financiamento da Excelência da Advocacia Paranaense (Proex).

“O projeto GerAções surgiu das necessidades que observamos nos jovens advogados e nos advogados com mais de cinco anos de OAB, cada um dentro do seu espectro. A jovem advocacia estava carente de experiência efetiva, de como litigar, como participar de uma audiência presencial, como tratar o juiz presencialmente. São vivências que foram retiradas do nosso cotidiano pela pandemia”, explicou a vice-presidente da subseção de Apucarana, Daniela Pacheco, desenvolvedora do projeto com a participação do presidente da subseção, Márcio Reis.

A vice-presidente explicou que, em relação à advocacia de mais de cinco anos, percebeu-se maior dificuldade com a evolução das tecnologias para acesso aos processos e realização de audiências, agora a maioria virtuais. “A advocacia também padecia dessa experiência digital, assim como de habilidade no uso das redes sociais, especialmente agora, com a evolução normativa da OAB, que permite que seja realizado marketing jurídico. “Essa facilidade que a juventude tem de estar prospectando nas redes sociais, a advocacia sênior, mais antiga, não possui”, observa Daniela.

Grande adesão

“O projeto se pauta, portanto, nessa troca de vivências. A advocacia nova, trazendo esse conhecimento de manejo de sistemas, de equipamentos eletrônicos, de redes sociais, e em contrapartida a advocacia sênior trazendo experiências práticas”, esclareceu.

De acordo com Daniela Pacheco, o projeto tem tido grande adesão, com muitos participantes nos dois encontros mensais que são realizados na sede da subseção. Essa ação junto à advocacia local está sendo possível, segundo a vice-presidente, graças ao Proex. “É uma iniciativa da seccional realmente inovadora. É preciso incentivar as subseções de forma efetiva, com recursos, para que possam desenvolver seus projetos, porque eles dão muito certo”, garantiu a vice-presidente.

Sobre o Proex

O Programa de Financiamento da Excelência da Advocacia Paranaense (Proex) foi lançado em 2022, com o objetivo de fomentar a excelência na advocacia e incrementar a capacidade e a autonomia das subseções na gestão dos seus recursos.

O programa é viabilizado por um fundo formado por recursos disponibilizados pela seccional, oriundos da economia gerada pelo redimensionamento do quadro de pessoal das subseções e da seccional na gestão 2022/2024; dos valores arrecadados por meio de campanhas de recuperação da inadimplência de anuidade, com participação das subseções; e por recursos da seccional, a critério da diretoria.