Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PR divulga manifesto de apoio à indicação de Rogéria Dotti para ministra do TSE

A Comissão de Direito Eleitoral da OAB Paraná divulgou nesta sexta-feira (29/5) um manifesto de apoio à indicação da advogada Rogéria Dotti a vaga de ministra do Tribunal Superior Eleitoral. Rogéria Dotti integra uma lista de quatro nomes (duas mulheres e dois homens) encaminhada pelo presidente do TSE, ministro Luiz Edson Fachin, ao Supremo Tribunal Federal. O STF formará uma lista tríplice a ser enviada ao presidente da República. A vaga é a que foi antes ocupada pelo ministro Carlos Mário Velloso Filho.

Confira o manifesto na íntegra:

MANIFESTO DE APOIO À INDICAÇÃO DA DRA. ROGÉRIA DOTTI

Em observância ao princípio da igualdade paritária, o Tribunal Superior Eleitoral formou, pela primeira vez, uma lista de quatro nomes para indicação à vaga para Ministra(o) daquela Corte. A proposta será encaminhada ao Supremo Tribunal Federal, que escolherá três dentre os quatro nomes, para posterior remessa ao Presidente da República para escolha final.

Dentre as pessoas indicadas na lista do TSE está ROGÉRIA FAGUNDES DOTTI, jurista curitibana de notável saber jurídico e idoneidade moral, a quem a Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR manifesta irrestrito apoio.

A Dra. Rogéria Dotti é advogada, professora e jurista, militando perante Cortes Regionais e Tribunais Superiores – inclusive na área do Direito Eleitoral. Seu currículo comprova que sempre procurou romper as barreiras para a participação efetiva da mulher em todos os âmbitos, seja jurídico, seja político. É doutora e mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Paraná e professora da Escola Superior de Advocacia. Também é Presidente da Comissão de Direito Processual Civil da OAB/PR, membra da Academia Paranaense de Letras Jurídicas (APLJ) e Secretária-Geral do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Foi, ainda, Conselheira Estadual da OAB Paraná por três mandatos, coordenadora da ESA/PR, membra da Comissão da Mulher Advogada e foi eleita a única presidente mulher do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), em seus mais de cem anos de existência.

Posto isto, a Comissão de Direito Eleitoral da OAB Paraná apoia a candidatura da renomada jurista paranaense à vaga de Ministra(o) do Tribunal Superior Eleitoral.

Em 29 de abril de 2022.

COMISSÃO DE DIREITO ELEITORAL DA OAB PARANÁ