Comissão de Fiscalização das Eleições encaminha denúncias do aplicativo Voto Legal para o MP

O aplicativo Voto Legal, da OAB Paraná, já está recebendo denúncias sobre irregularidades eleitorais. Até agora, nove delas foram encaminhadas para o Ministério Público (MP). Os principais motivos são relacionados a publicidade irregular, instalação de matéria de campanha em local não permitido e uso da máquina pública.

Segundo a coordenadora da Comissão de Fiscalização das Eleições 2018 da OAB Paraná, Zuleika Giotto, apesar de nessa eleição terem sido reduzidos os tipos de propaganda possíveis, as campanhas insistem em fazer propaganda irregular. “Os candidatos ainda estão colocando materiais em postes e outras estruturas públicas vedadas”.

Lançado no último dia 17 de agosto, app é gratuito e está disponível no Google Play e no App Store. A ferramenta possibilita que as denúncias sejam feitas de forma pública ou anônima, com a inserção de texto, vídeo, áudio ou foto.

Denúncias sobre outras práticas irregulares como caixa dois, compra de voto, promessa de cargo, de santinhos em locais indevidos, entre outras infrações.

Leia também: Imprensa repercute lançamento do aplicativo “Voto Legal”