Comissão de Igualdade Racial da OAB Paraná participa de homenagem à memória de Luiz Gama

Na última sexta-feira (1º), a presidente da comissão de Igualdade Racial da OAB Paraná, Silvana de Oliveira Niemczewski, participou da inauguração da sala Luiz Gama, na USP, em São Paulo. A solenidade, em homenagem à memória de Luiz Gama, ocorreu no salão nobre da Faculdade de Direito, no Largo de São Francisco, também em comemoração aos 190 anos do Curso de Direito da USP.

“É a primeira vez que é dado nome a uma sala na universidade de alguém que não tenha sido um professor. Foi um reconhecimento histórico e os discursos dos ministros e professores foram emocionantes”, pontua Silvana Niemczewski.

Luiz Gonzaga Pinto da Gama (1830-1882) foi um intelectual negro do século 19, um dos mais combativos abolicionistas da história do Brasil. Em 1850, Gama tentou frequentar o curso de Direito do Largo do São Francisco, mas foi impedido por ser negro. Ele frequentou as aulas como ouvinte e o conhecimento adquirido permitiu que atuasse na defesa jurídica de negros escravos. Conseguiu pela via judicial a libertação de mais de 500 escravos. Por isso, 133 anos após a sua morte, em 2015 a Ordem dos Advogados do Brasil fez uma homenagem, concedendo-lhe o título de advogado.

Estavam presentes no evento as autoridades: o Diretor Prof. José Rogerio Cruz e Tucci; Presidente OAB São Paulo, Marcos da Costa; Prof. José Vicente – Reitor Faculdade Zumbi dos Palmares e vice-presidente da Comissão nacional da Escravidão Negra do Brasil; Representante dos antigos alunos junto a Congregação, Paulo Henrique Rodrigues Pereira; Relator junto à Congregação, Prof. Gilberto Bercovici; Autora do livro “Com a Palavra Luiz Gama”, Prof.ª Ligia Fonseca Ferreira; Membro da Academia Paulista de Letras Cadeira, Ministro Jose Gregori; Centro Acadêmico XI de Agosto, Prof. Emérito Fabio Konder Comparato; Frei do convento e Santuário São Francisco Diretor Executivo da Educafro, David Santos; Presidente do Instituto Luiz Gama, Prof. Sylvio Luiz de Almeida; Depto. Direito do Estado, Prof.ª Eunice Aparecida de Jesus Prudente; ex-secretaria da Justiça de São Paulo, Ministro Almino Afonso; Prof. Emérito Dalmo de Abreu Dallari; Ministro Flavio Flores da Cunha e outros.