Comissão recebe representante da Organização Mundial da Propriedade Intelectual

Em reunião mista – presencial e on-line – realizada nesta segunda-feira (25/4), a Comissão de Propriedade Intelectual da OAB Paraná contou com a participação da especialista em patentes Maria Fernanda Paresqui, integrante da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), agência da ONU que reúne 193 estados-membros e que tem como missão desenvolver um sistema mais equilibrado, que permita que a inovação traga benefícios para todos.

O encontro, com a participação de Maria Fernanda por via remota, ocorreu na véspera do Dia Mundial da Propriedade Intelectual, celebrado a 26 de abril. A convidada destacou que este ano, para marcar a data, a OMPI está promovendo um concurso de curtas em vídeo com o tema “Somos jovens e inovadores. Vamos construir um futuro melhor com a propriedade intelectual”. Dele tomaram parte 142 pessoas de 18 e 35 anos de 63 países. Uma candidata brasileira fez um vídeo para apresentar sua proposta de preservar a dignidade menstrual das mulheres pobres.

Maria Fernanda destacou que 90% dos cerca de 2 bilhões de jovens do mundo vivem no sul do planeta e estão ainda fora do foco da inovação. “É preciso saber gerir e inspirar essa força para trazer desenvolvimento ao mundo. Não são meros destinatários, mas cocriadores da inovação que busca fazer do planeta um lugar melhor e mais sustentável. Nesse conceito há muitas oportunidades de trabalho para nós”, frisou.

Compuseram a mesa do encontro o presidente da Comissão de Propriedade Intelectual da seccional, Marcio Merkl; a vice-presidente Fernanda Tissot Pavão; o secretário Fernando Bargueno; o presidente da Comissão de Direito Digital e Proteção de Dados, Rafael Aggens Ferreira da Silva; a coordenadora das comissões da OAB Paraná, Rafaela Kuster; o presidente da Comissão da Advocacia Iniciante, Luiz Felipe de Lima Rodelli; Edmila Denig, da Comissão de Propriedade Intectual da OAB Maringá; e a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério Garcia da Silva.