Comissões de Educação Jurídica e de Estágio e Exame de Ordem são empossadas

A diretoria da OAB Paraná deu posse nesta quarta-feira (17) aos integrantes das comissões de Educação Jurídica e de Estágio e Exame de Ordem. Elas atuarão em conjunto na valorização e defesa do ensino jurídico e do Exame de Ordem.  Os grupos serão presididos por Fernanda Schaefer Rivabem e Daniel Müller Martins.

Ao saudar os presentes, a vice-presidente da seccional, Marilena Winter, enalteceu a importância da atuação das comissões no atual contexto histórico. Ela lembrou que somente em 2018 foram autorizados 322 cursos no país, com mais de 44 mil vagas ofertadas.  “Estamos vivendo uma crise como nunca antes no ensino jurídico.  No ano de 1990, o Brasil tinha 186 faculdades de Direito. Em 20 anos foram criados aproximadamente 1.500 novos cursos”, disse.

“É muito simbólico que esta sessão de posse seja conjunta. A atual situação demandará das comissões um trabalho sem precedentes, porque estamos numa fase em que é necessário esclarecer a população sobre a importância do tema, além do enfrentamento político. A lógica de que se adquire o direito de advogar apenas com a graduação não condiz com a estrutura das carreiras jurídicas”, afirmou Marilena.

A presidente da Comissão de Educação Jurídica, Fernanda Schaefer Rivabem, agradeceu a oportunidade de atuar em defesa dos interesses da advocacia. “Conforme mencionado por Marilena, são duas comissões que possuem diversas demandas e discussões, além de pressões da mídia, de políticos e dos próprios grupos educacionais. Eu gostaria de desejar a todos um ótimo trabalho”, afirmou.

O presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Daniel Müller Martins, frisou que ambas são áreas com grandes desafios. “Reitero o que eu disse na primeira reunião ordinária da comissão: me senti muito confortável para aceitar o convite de presidir a comissão a partir do conhecimento da defesa intransigente do Exame de Ordem e da qualidade do ensino de toda a diretoria. Isso já vem de gestões anteriores, portanto espero poder nos desincumbir dessa função com o êxito necessário”, afirmou.

Martins foi nomeado recentemente para integrar a Coordenação Nacional do Exame de Ordem. “Este é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito há muitos anos, há muitas gestões que marcaram o nome da OAB Paraná no cenário nacional em defesa dessa bandeira. Eu me coloco como um representante desse trabalho que vem sendo realizado há alguns anos, o que permite uma participação mais efetiva da Ordem nas deliberações relativas ao Exame de Ordem”, afirmou.

“O tema da educação está passando por algumas questões que irão demandar maior atenção e cuidado, especialmente com a ideia da educação à distância e como garantir a este aspecto também a qualidade e não a pura e simples massificação. Do ponto de vista do Exame de Ordem, acho que é extremamente oportuna esta aproximação representada fisicamente pela Dra. Fernanda e, obviamente, a ideia é que a gente possa trocar impressões e trabalhar em conjunto. A sensação que tenho hoje é que precisamos também de sorte além de muito trabalho”, destacou o vice-presidente da Comissão de Educação Jurídica, Frederico Eduardo Zenedin Glitz.

Confira as composições das comissões:

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO JURÍDICA

Fernanda Schaefer Rivabem (presidente), Frederico Eduardo Zenedin Glitz (vice-presidente), Allian Djeyce Rodrigues Machado (secretária), Alexandre Barbosa da Silva, André Peixoto de Souza, Andreza Cristina Baggio, Carlos Eduardo Dipp Schoembakla, Eroulths Cortiano Junior, Giovani Ribeiro Rodrigues Alves, Glenda Goncalves Gondim, Guilherme Oliveira de Andrade, Luciana Pedroso Xavier, Priscila Kutne Armelin, Ricardo Lucas Calderon, Rodrigo Luis Kanayama e Rogéria Fagundes Dotti.

COMISSÃO DE ESTÁGIO E EXAME DE ORDEM

Daniel Müller Martins (presidente), Fernanda Schaefer Rivabem (vice-presidente), Karen Fabricia Venazzi (secretária), Alessandra Barichello Boskovic, Alexandre Euclides Rocha, André Goncalves Zipperer, Bruno Augusto Vigo Milanez, Danielle Tetu Rodrigues, Eduardo Emanoel Dall’agnol de Souza, Guilherme Brenner Lucchesi, Juarez José Coelho da Silva Junior, Luciano Elias Reis, Melissa Martins Casagrande, Rafael Aggens Ferreira da Silva, Silvia Carla Silva Fam, Smith Robert Barreni, Tanya Kristyane Kozicki de Mello, Egon Bockmann Moreira e Silvio Martins Vianna.