Comitê 9840 inicia visitas a escolas na próxima semana

Integrantes do Comitê 9840 iniciarão, na próxima terça-feira (25), uma série de visitas a escolas de Paranavaí. Um dos objetivos do grupo é levar conscientização sobre a importância do voto consciente. Também busca combater práticas irregulares e corrupção eleitoral.

Iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o nome Comitê 9840 é uma referência à lei federal de mesmo número que dispõe sobre as regras eleitorais. O grupo paranavaiense fará ações diretas com a comunidade – dentro de instituições e em vias públicas da região central. Também distribuirá materiais gráficos com orientações.

O presidente da Subseção de Paranavaí, Anderson Donizete, afirmou que se trata de um movimento apartidário que atua no sentido de fortalecer a democracia e garantir os direitos dos eleitores.

Ele informou que a OAB disponibilizou um aplicativo que permite aos cidadãos informar sobre corrupção eleitoral. O “OAB Voto Legal” é compatível com os sistemas iOS e Android e pode ser utilizado por qualquer pessoa, desde que apresente provas sobre a irregularidade: texto, foto, áudio ou vídeo. Os casos serão analisados e encaminhados para as autoridades competentes.

Com informações do jornal Diário do Noroeste