Comitê “De Olho na Transparência” acompanhará portais dos municípios com 100 a 200 mil habitantes

Integrantes do Comitê “De Olho na Transparência” se reuniram nesta quarta-feira (20) na sede da OAB Paraná para discutir as próximas pautas de trabalho. O grupo dará início ao acompanhamento dos portais da transparência das cidades de Campo Largo, Apucarana, Toledo, Pinhais, Araucária, Arapongas, Guarapuava Umuarama e Paranaguá. O comitê apontará entraves à transparência e apresentará propostas de melhorias, assim como já realizado em relação aos portais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e de outros órgãos.

O comitê também discutiu detalhes do Guia de Acesso à Informação no Âmbito da Administração Pública, que será disponibilizado gratuitamente para a população paranaense. De acordo com o advogado Laerzio Chiesorin Junior, um dos representantes da OAB Paraná no comitê, a ideia é esclarecer ao cidadão a linguagem e expressões da administração pública. O guia também apresentará as formas como os portais foram avaliados pelo comitê. “O termo “despesa liquidada” na administração pública, por exemplo, significa que um servidor público responsável constatou que o serviço contratado foi prestado. É diferente de liquidar as contas. A ideia é que o cidadão comum tenha acesso a esta linguagem”, esclarece Chiesorin Junior.

“O acompanhamento dos portais é contínuo, porque a forma como a sociedade demanda informação vai mudando. Quanto mais se conhece mais se quer conhecer”, destaca Chiesorin Junior.

Os trabalhos relativos à análise dos portais da transparência de alguns municípios entre 100 a 200 mil habitantes foram divididos entre Carlos Magno Andrioli Bitttencourt (Corecon-PR) e Mayara Cristina de Mello Lobo (OAB-PR) os municípios de Campo Largo e Apucarana; Gilson Strechar (SESCAP-PR) e Laerzio Chiesorin Junior (OAB-PR) os municípios de Toledo, Pinhais e Araucária; Gilberto Coelho de Miranda Junior (Corecon-PR) e Luciano Elias Reis (OAB-PR) os municípios de Arapongas e Guarapuava; João Eloi Olenike (CRCPR) e Antonio Moacir Pozzobon (CRCPR) os municípios de Umuarama e Paranaguá.

O comitê “De Olho na Transparência” é composto pelo SESCAP-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Paraná); CRCPR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná) e Corecon-PR (Conselho Regional de Economia do Paraná).