Consciência ambiental é prioridade na gestão da OAB Paraná

A atenção às questões ambientais é uma característica de entidades que entendem seu papel para com todos os cidadãos e com o planeta. E na OAB Paraná ações voltadas à conscientização e à preservação ambiental são realizadas em diversas frentes. Como pioneira ao aderir ao Pacto Global, a seccional procura fazer dessas pautas parte da rotina. Veja ações de destaque no último triênio:

Áreas de preservação

A OAB Paraná acompanha de perto debates sobre importantes áreas de preservação ambiental do estado como o Parque Nacional do Iguaçu. Iniciativas promovidas pela seccional estimularam a reflexão sobre a redução da Área de Preservação Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, na região dos Campos Gerais. Representantes da Ordem se posicionaram contra a drástica diminuição de 70% proposta para a área.

Jardinetes

Ancorada no tripé sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade, a OAB Paraná mantém há quatro anos os jardinetes Erailto Thile e Ervin Ofner, localizados na Rua Cecília Meireles e na Rua Vitório Foggiato, respectivamente. A adoção das áreas verdes foi fruto de um acordo com a Prefeitura Municipal de Curitiba fechado em 2017.

Lixo reciclável da OAB Paraná vira bancos

Uma parceria da OAB Paraná com a empresa Eco Local converteu o lixo reciclável da seccional em bancos, pavimentos, revestimentos de paredes, lixeiras, vasos e outros objetos. Os bancos produzidos foram dispostos no jardim da sede da seccional. O projeto está sendo testado deve se multiplicar nas 48 subseções do Paraná.

Bicicletada

A fim de contribuir para a mobilidade urbana, a OAB Paraná estimula o uso de diferentes tipos de modais, entre os quais a bicicleta. A utilização deste meio de locomoção esteve em pauta nas bicicletadas promovidas na Semana do Meio Ambiente e na Primavera da Advocacia. Para incentivar a prática, a seccional também inaugurou um bicicletário no estacionamento da sede.

Coleta de material eletrônico

A OAB Paraná cede espaço no estacionamento da seccional para que seja realizada a coleta de lixo eletrônico que requer descarte específico, como computadores, monitores, televisores, rádios e equipamentos de som, aparelhos de telefone e celulares, aparelhos de fax, impressoras, câmeras fotográficas, CDs, entre outro. Em 2019, a iniciativa resultou na coleta de 1,5 tonelada de resíduos.

Água em garrafa de vidro nos eventos

Em uma medida que visa contribuir com a sustentabilidade, a OAB Paraná passou a servir água em garrafas de vidro durante os eventos que promover. Por serem retornáveis, essas garrafas evitam o descarte excessivo de resíduos no meio-ambiente.