Conselheiro federal Flávio Pansieri recebe Ordem do Pinheiro

O conselheiro federal Flávio Pansieri foi um dos homenageados pela Ordem do Pinheiro, classe Grã-Cruz. Trata-se da mais alta honraria do estado do Paraná. A governadora Cida Borghetti e o deputado federal Dilceu Sperafico fizeram a outorga na solenidade em que também foram celebrados os 165 anos de emancipação política do estado, na noite de 19 de dezembro, na tenda montada especialmente para a ocasião diante do Palácio Iguaçu.

Flávio Pansieri, pós-doutor em Direito, é professor, fundador da Academia Brasileiro de Direito Constitucional (ABDConst) e, desde novembro, é diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Criada pelo governador Pedro Viriato Parigot de Souza em 1972, a Ordem Estadual do Pinheiro é um reconhecimento às pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, seja na esfera pública ou privada, contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento cultural, econômico, político e social do Paraná.

Este ano, a honraria foi outorgada a 81 personalidades, somando-se as três classes – Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador. Foram homenageados advogados, magistrados, médicos, empresários, artistas, escritores, servidores públicos, líderes religiosos, políticos, atletas e profissionais de diversas áreas. Os advogados José Augusto Araújo de Noronha, presidente da OAB Paraná, Marcos Vitório Stamm, diretor-geral brasileiro de Itapu Binacional, João Casillo e Cláudia Silvano foram alguns dos agraciados na classe Grande Oficial.

“Convoco-os a continuar a transmitir aos nossos jovens o conhecimento que acumularam, a experiência que é única e, acima de tudo, a ética que vocês preservaram”, afirmou a governadora dirigindo-se aos agraciados. Coube ao deputado estadual Pedro Lupion Mello fazer o discurso de agradecimento em nome de todos. “É uma honra muito grande receber a maior honraria do Estado, justamente no dia 19 de dezembro”, declarou.