Emoção marca a solenidade de inauguração da nova OAB Maringá

Com a presença do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, a sede da OAB Maringá, renovada e ampliada, foi inaugurada na noite desta sexta-feira (21/12). A estrutura vai atender melhor os mais de 5 mil advogados da subseção tanto em sua atuação profissional quanto para os cursos de atualização e aperfeiçoamento. Também compuseram a mesa da solenidade inaugural os integrantes da diretoria da seccional paranaense da Ordem, José Augusto Araújo de Noronha, Airton Molina, Marilena Winter e Fabiano Baracat; o presidente da subseção, Marcelo Costa; o conselheiro federal e presidente eleito da seccional, Cássio Telles; a presidente eleita da subseção Ana Paula Pirajá Bandeira; o diretor da Caixa de Assistência Alessandro Panasolo; o ex-presidente da seccional Alberto de Paula Machado e o procurador geral em exercício do município, Rodolfo Silva. O assessor da presidência da OAB Paraná, advogado Ricardo Miner Navarro, foi o mestre de cerimônias da solenidade.

Emocionado, Molina, que já presidiu a OAB Maringá, enalteceu o empenho de todos os que contribuíram para que nova casa ficasse pronta e em condições de atender a segunda maior subseção do estado do Paraná. Além das própria palavras, ele tomou por empréstimo os versos de Fernando Pessoa no poema Tempo de Travessia: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmo lugares. É o tempo da travessia, e se não ousamos fazê-la, teremos ficado para sempre à margem de nós mesmos.”

Casa nova

Depois de lembrar que Maringá necessitava de um espaço maior, porque o existente já não atendia as demandas, Marcelo Costa, presidente da subseção, arrancou risos da plateia lotada: “Dr. Molina citou Pessoa, eu vou citar a mim mesmo”, brincou, passando a ler o texto “Casa nova, mas nem tanto!”, que escreveu especialmente para a ocasião (veja quadro).

O presidente Noronha ressaltou a importância da subseção no contexto do sistema OAB. “Marcelo Costa sempre quis uma casa nova, uma casa digna, que pudesse abranger os múltiplos projetos da OAB Maringá, entre eles o Conjuri (Congresso Jurídico Integrado), maior evento do gênero no Brasil. A OAB Maringá empresta tanto talento à advocacia que merecia uma casa nova. Por isso o Molina, o Marcelo, a Ana, o César Moreno, esse grande líder da advocacia tanto lutaram para ter uma sede como esta”, afirmou Noronha.
Ao lembrar que a gestão de sua diretoria à frente da seccional está no fim, Noronha declarou: “O triênio termina, mas o que nunca acaba é o nosso compromisso com a advocacia do Paraná!”.

Prerrogativas

O presidente nacional da Ordem abriu seu discurso afirmando que falaria com o coração, mas também com a razão. “Este é um dos momentos mais importantes da instituição. Fincamos com a nova sede, a bandeira da advocacia e da cidadania num tempo muito difícil. Querido presidente eleito Cássio Telles, meu guerreiro das prerrogativas, meu co-presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB, aquele que me conduziu com segurança nessa caminhada, durante toda a Caravana Nacional das Prerrogativas. Aquele que representou o Paraná nestes tempos tão difíceis, quando lutamos pelas prerrogativas da nossa profissão em todo o Brasil. Impõe-se, sim, que diga isto neste momento e faça esta homenagem ao Cássio por tudo o que fizemos nesta quadra difícil”, destacou.

Lamachia também fez questão de lembrar que, apesar dos percalços, em momento algum os presidentes de seccionais e os conselheiros federais faltaram com seu trabalho ao longo da caminhada. “Assim, chegamos ao final da gestão com sentimento de dever absolutamente cumprido, com grande independência, tendo como norte a bandeira do Brasil e como ideologia a Constituição Federal”, ressaltou.

Ele enalteceu o bom desempenho dos gestores da OAB Paraná, destacando o papel do presidente Noronha e de seus diretores. “A partir dos teus exemplos, Molina, teremos um Conselho Federal brioso e muito efetivo nos próximos três anos”, disse, pedindo uma salva de palmas para o vice-presidente da OAB Paraná. A arquiteta Mariana Molina, autora do projeto da nova sede, também mereceu palavras de agradecimento de Lamachia. “Sendo filha do Molina, ela carrega o DNA da OAB”.

Ao dirigir-se a Marcelo Costa, Lamachia o cumprimentou pela belíssima sede, mas, acima de tudo, pelo clima de pertencimento vivido na subseção. “O sentimento de encontro e não de confronto está aqui no ar”, pontuou, saudando também a futura presidente Ana Paula Pirajá Bandeira e os diretores da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB Paraná na pessoa de Alessandro Panasolo.

Exemplos

“Parabéns ao meu amigo, sempre presidente vice-presidente do Conselho Federal e presidente da OAB do Paraná, Alberto de Paula Machado. Parabéns ao meu amigo e irmão César Moreno, sempre presidente desta subseção e conselheiro federal da OAB. Em nome desses dois ilustres dirigentes de Ordem quero cumprimentar todos os nossos presidentes e dirigentes de ontem, de hoje e de sempre. O respeito ao passado é alicerce fundamental para a construção do futuro. Mas vocês não representam o passado. Vocês representam exatamente o presente e o futuro, dando lições a todos nós, porque ensinam pelo exemplo. Obrigada por tudo o que fizeram pela nossa instituição, pela Ordem dos Advogados do Brasil”, finalizou.

Casa nova, mas nem tanto!

Visitei muitas casas ao longo desta vida: grandes, pequenas, frias, quentes, branquinhas, rústicas, com mimos e penduricalhos nas paredes, ventilador de teto, algumas com o chão bem riscado, surradas e com varanda, outras impecáveis e formais, algumas tensas, outras livres, mas nenhuma é igual a casa de meus pais – onde passei a infância; aquela sempre será a melhor casa!

Em Maringá nossa casa estava pequena. Nossa família cresceu demais ao longo destes últimos 30 anos. Quando ela foi construída, éramos 450 irmãos, pais, avós, primos, tios. Hoje somos mais de 5.000. Nossa família é imensa, mas unida!

Então, o que fizemos? Não destruímos aquela casa; ficamos no mesmo lugar; ainda estão lá seus traços, seus desenhos, seus tijolos. Mas para receber a todos, demos a ela um novo olhar, moderno, funcional, prestativo, que comporta a todos.

Eis a casa dos Advogados de Maringá, a mesma que nos traz as melhores lembranças do passado, que agora está preparada para receber as novas gerações em união com a experiência daqueles que já lutam pela classe, pela justiça e pela sociedade.

MARCELO COSTA

Presidente da OAB Maringá