Conselho Federal promove curso telepresencial sobre Processo Civil

A OAB Nacional, por meio da Escola Nacional de Advocacia, está lançando o Programa de Educação Continuada para Advogados e promove nos próximos dias 26 e 27 o curso telepresencial “Processo Civil: Presente e Perspectivas Futuras”, coordenado pelos professores Luiz Rodrigues Wambier e Teresa Arruda Alvim Wambier. Esse é o primeiro curso realizado pelo convênio celebrado entre a Associação dos Advogados de São Paulo (ASPP) e o Conselho Federal da OAB. A aula inaugural contará com a participação do presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante, do vice-presidente Alberto de Paula Machado e do diretor geral da ENA, Manoel Bonfim Furtado Correia.

No Paraná, as aulas serão transmitidas para Curitiba (sede da Seccional) e para as subseções de Campo Mourão, Cascavel, Iporã, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Santo Antônio da Platina e Umuarama, que estão equipadas para receber cursos telepresenciais. As inscrições podem ser feitas pelo site da OAB Paraná clique aqui.

O Programa de Educação Continua para a Advocacia, conduzido pela ENA e pela Escolas Superiores de Advocacia, oferecerá cursos telepresenciais com aulas reproduzidas via satélite com o objetivo de levar atualização profissional aos advogados de todo o país. A OAB Paraná foi uma das seccionais pioneiras na oferta de cursos telepresenciais, quando firmou, em meados de 2009, um convênio com a ASPP.

Nesse primeiro momento, conforme explica Alberto de Paula Machado, o curso será reproduzido para seccionais da OAB de 11 estados, entre eles o Paraná, totalizando 170 salas de aulas em todo o país. O objetivo, no entanto, é propiciar que os cursos de atualização profissional alcancem os 27 estados brasileiros. O primeiro curso será sobre uma ferramenta indispensável à vida do advogado: “Processo civil: presente e perspectivas futuras”, coordenado por Luiz Rodrigues Wambier e Teresa Arruda Alvim Wambier.

Na opinião do vice-presidente da OAB Nacional, trata-se de um projeto inédito, grandioso e que visa levar à advocacia oportunidades valiosas de atualização profissional. “Serão cursos rápidos ligados ao manejo de recursos, de processo civil, execução trabalhista, cálculos previdenciários, ou seja, necessidades que todo advogado enfrenta no seu dia-a-dia profissional”, explica Alberto de Paula Machado.

Os advogados tanto da capital quando do interior do país poderão enviar questionamentos quanto ao teor das aulas aos palestrantes por e-mail ou fax e, se preferirem, presencialmente, a partir das salas preparadas para receber o sinal. As salas em que serão realizadas as aulas serão instaladas nas sedes das subseções da OAB. De agora em diante, serão oferecidos cursos telepresenciais praticamente todas as semanas.
Confira a programação do primeiro curso:

26/10 – terça-feira
18h – Abertura
Ophir Cavalcante e Alberto de Paula Machado

A nova metodologia da ciência do processo – Fredie Didier Jr.

Intervalo

20h
Aspectos gerais da liquidação de sentença (individual e coletiva) – Luiz Rodrigues Wambier
27/10 – quarta-feira