Conselho Pleno homenageia desembargadoras do quinto constitucional da advocacia

O Conselho Pleno da OAB Paraná iniciou sua sessão ordinária desta sexta-feira, 14 de julho, prestando uma homenagem às desembargadoras aposentadas Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, Vilma Régia Ramos de Rezende e Rosana Amara Girardi Fachin, pela dedicação à advocacia e à magistratura como representantes do quinto constitucional.

A sessão, aberta pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Luiz Fernando Tomasi Keppen, de desembargadores, ex-presidentes da seccional, conselheiros federais, conselheiros estaduais, além da diretoria da OAB Paraná e da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná. Rosana Fachin esteve representada na cerimônia por sua filha, a advogada Melina Fachin.

“Suas carreiras estão perenemente marcadas pela ética e pela boa administração da Justiça, em atuação que dignifica a classe da advocacia e que bem cumpriu o papel de funcionar como um elo entre os jurisdicionados e a magistratura. É muito relevante que os tribunais possam contar com a presença daqueles que, por dever de ofício, escutam os clamores dos cidadãos. É a cidadania em sua forma concreta”, declarou a presidente da seccional.

O presidente do TJ-PR enalteceu a atuação das desembargadoras. “Com muito amor, muita dedicação e empenho, as três homenageadas colocaram o seu caminhar em prol dos jurisdicionados, honraram as melhores tradições da Ordem dos Advogados do Brasil, que tão bem sabe selecionar colegas com vocação para a causa da justiça”, afirmou. Ele também defendeu o instituto do quinto constitucional. “A classe dos advogados precisa ser muito bem compreendida. A presença do quinto é fundamental para que tenhamos sempre um olhar para a situação dos advogados. O quinto traz essa sensibilidade que precisamos ter”, explicou.

Na saudação às homenageadas, a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério, lembrou dos objetivos do quinto constitucional, que é “o amplo debate de ideias, para que o exercício da análise dos fatos em julgamento seja mais profundo e rico, de modo a elevar o grau de acertos das decisões tomadas nos tribunais”. “Neste momento em que encerram suas missões no Tribunal de Justiça do Paraná nos cabe aplaudir a dedicação de cada uma. Nos cabe agradecer pelo trabalho e pela dedicação à missão de promover, através da Justiça, a paz social”, destacou Fernanda Valério.

Emoção ímpar

Após receber flores e láureas de reconhecimento, as homenageadas falaram da emoção de voltar à casa da advocacia. “Foi um prestígio ter sido incluída na lista sêxtupla da OAB, que me permitiu concorrer, em 1991, à vaga no Tribunal de Alçada. Procurei honrar essa missão durante toda a minha trajetória”, disse Regina Portes.

“Sempre me senti honrada de ter sido escolhida pelo conselho da Ordem. Busquei retribuir a confiança depositada. Hoje me sinto muito realizada como advogada e como magistrada”, afirmou Vilma Rezende.
Melina Fachin contou que ainda estava nos bancos da faculdade quando sua mãe foi escolhida para a vaga de desembargadora no Tribunal de Justiça. “Isso faz desse encargo uma emoção ímpar, especialmente por estar ao lado de magistradas e mulheres tão inspiradoras”, disse.

O conselheiro federal José Augusto Araújo de Noronha, ouvidor nacional da OAB e presidente do Coadem (Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul) pediu a palavra para destacar o pioneirismo das desembargadoras. “Foram pessoas que dignificaram a advocacia nos tribunais. Suas trajetórias marcaram o TJ-PR com letras douradas, porque fizeram história ao abrir caminho para outras mulheres”, enfatizou.

O conselheiro estadual Renato Cardoso de Almeida Andrade disse que o tempo lhe foi favorável por permitir testemunhar o exercício de três colegas advogadas e magistradas notáveis. “Me dei conta de que já estou vendo uma segunda geração de mulheres notáveis no TJ-PR”, referindo-se às demais magistradas presentes, também ocupantes das vagas do quinto constitucional, Ana Cláudia Finger e Priscilla Placha.

Compuseram a mesa e a extensão da mesa também o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Mussi Corrêa, o corregedor da Justiça, desembargador Roberto Antônio Massaro; os diretores da OAB Paraná, Fernando Deneka, Roberta Santiago, Luiz Fernando Pereira, Marion Bach e Fernanda Valerio; o presidente da CAA-PR, Fabiano Baracat; os conselheiros federais Rodrigo Rios, Artur Piancastelli, Silvana Niemczewski e Graciela Marins, os desembargadores do quinto constitucional José Hipólito Xavier da Silva, Telmo Cherem, Ramon de Medeiros Nogueira, Andrei de Oliveira Rech e Domingos José Perfetto; os ex-presidente da OAB Paraná, Alberto de Paula Machado e José Lucio Glomb; o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, Guilherme Lucchesi; e a juíza auxiliar da presidência do TJ-PR, Fernanda Karam Chueiri Sanchez.