Conselho Pleno recebe o novo Corregedor Regional do TRT9

O Conselho Pleno da OAB Paraná recebeu nesta sexta-feira (8) o novo Corregedor Regional do Tribunal Regional da 9ª Região (TRT9), desembargador Sérgio Murilo Rodrigues Lemos. Os dirigentes e conselheiros da seccional aproveitaram a oportunidade para apresentar ao Corregedor as reivindicações da advocacia para melhorar a prestação jurisdicional no estado. A sessão também contou com a presença do desembargador Aramis de Souza Silveira, oriundo do quinto constitucional da advocacia, assim como Lemos.

Entre os pleitos apresentados estiveram questões como a não exigência por parte dos juízes de apresentação do  contrato de honorários firmado entre o cliente e o advogado; a expedição de alvarás em nome do advogado, e não do cliente, como tem acontecido repetidamente em muitas comarcas; o agendamento de audiências de minuto a minuto em algumas Varas, situação que obrigada advogados a permanecerem horas aguardando; e a não designação de audiências no mesmo horário, fato que tem impedido os profissionais de cumprirem os atos processuais.

Também foi solicitada a implantação de um sistema de áudio e vídeo nas audiências, à exemplo da Justiça Estadual; a instalação de um sistema de visualização das audiências, uma vez que em virtude da grande quantidade de pessoas aguardando as audiências os advogados têm dificuldade de visualizar a ordem das audiências; a unificação do entendimento jurídico na 1ª instância, na medida em que a Reforma Trabalhista gerou grande disparidade de entendimento entre magistrados e consequente insegurança jurídica; a participação de advogados na perícia médica, acompanhado seus clientes; entre outras reivindicações.

O Corregedor Regional argumentou que entende as dificuldades enfrentadas pela advocacia e se comprometeu a “receber com o melhor de sua atenção os pleitos apresentados pelo Conselho Pleno da OAB Paraná”.