Conselho Pleno se reúne para a primeira sessão ordinária da gestão

O Conselho Pleno da OAB Paraná se reuniu nesta sexta-feira (18) para a primeira sessão ordinária da gestão, em modo híbrido. A presidente da seccional, Marilena Winter, abriu os trabalhos desejando uma gestão profícua e que as reuniões do Conselho Pleno sejam um espaço para compartilhamento de ideias entre os participantes.

A presidente também fez um breve relato das ações realizadas nos primeiros 45 dias de gestão. “Já conseguimos cumprir alguns compromissos de campanha, com destaque para a abertura de edital e de inscrições para as comissões. Criamos um sistema próprio e inovador”, explicou Marilena.

Com o sistema desenvolvido pela seccional, as análises de inscrições que levavam dias para serem realizadas são feitas em 40 segundos. Somente os casos em que há irregularidades é que são encaminhados a uma comissão de análise. Marilena ressaltou ainda o trabalho da conselheira Rafaela Küster, do vice-presidente, Fernando Deneka, e coordenador de Inovação, Rhodrigo Deda, que estão à frente dessa iniciativa.

Outra novidade mencionada pela presidente, que a seccional vai lançar em breve, é um pacote de benefícios para advocacia iniciante, que está sendo elaborado pela diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério, e pelo diretor-tesoureiro, Luiz Fernando Casagrande Pereira. Também está em processo de implementação o sistema de votação eletrônica do Conselho Pleno.

A presidente da OAB Paraná relatou ainda que participou da abertura do ano judiciário no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com a delegação do Conselho Federal e diversos representantes da OAB Paraná. Na ocasião, foram entregues memoriais ao presidente da corte, reiterando a importância do julgamento do artigo 85 do CPC.

Reabertura dos fóruns

Marilena também participou do Primeiro Colégio de Presidentes de Subseções, que teve entre as principais pautas a reabertura dos fóruns. Nesse sentido, a diretoria da seccional já vem atuando e o primeiro ofício enviado ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) se refere ao tema, com solicitação de reabertura das unidades judiciárias no estado. A pauta também foi tratada em visita ao presidente da corte, José Laurindo de Souza Netto. Além da presidente, participaram a diretora de prerrogativas, Marion Bach, e a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério.

Nesses primeiros dias de trabalho, a presidente da seccional também esteve em outra ocasião no TJ-PR para tratar da exigência do uso câmeras pela Polícia Militar do Paraná, exigência conjunta da Ordem, pelo Poder Judiciário, com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), e pela Defensoria Pública. A presidente lembrou que a medida dá continuidade ao trabalho iniciado pelo conselheiro federal, Rodrigo Rios, que atuou como presidente da Câmara de Prerrogativas na última gestão, e contou também com o apoio do então diretor de prerrogativas, Alexandre Salomão.