OAB Paraná inaugura homenagem a Cássio Telles na Galeria dos Presidentes da seccional

A OAB Paraná inaugurou nesta sexta-feira (18) a placa em homenagem na galeria dos Presidentes da OAB Paraná a Cássio Telles, que esteve à frente da seccional de 2019 a 2021. O evento contou com a participação de integrantes da diretoria, membros do conselho e familiares do homenageado.

“Estamos homenageando um grande presidente de Ordem, um amigo, alguém que tem uma história de dedicação à advocacia brasileira”, disse a presidente da OAB Paraná Marilena Winter, ao abrir a solenidade. “Ele vê as coisas de um ponto de vista privilegiado, a partir do alto”, continuou ao fazer alusão ao fato de Cássio ser piloto de avião.

O secretário-geral da seccional, Henrique Gaede, fez a saudação a Cássio em nome da diretoria e de toda a advocacia. Ele destacou as qualidades de Telles em muitas áreas da vida, como “amigo leal, profissional competente, dirigente comprometido, marido, pai e agora avô”. “Foi o presidente certo para o momento incerto”, definiu Gaede ao se referir à pandemia. “Ele reuniu as peças de um quebra-cabeça gigante para que a então combalida advocacia pudesse exercer seu trabalho com dignidade. Foram atos de coragem, momentos solitários de decisão para que os advogados pudessem não só sobreviver, mas sair fortalecidos”, disse o secretário-geral.

Gaede também destacou que ele “superou as distâncias geográficas por ar e por terra” e percorreu todo o estado como criador da caravana OAB Paraná Total, que “só poderia ter sido criada e dirigida por alguém como Cássio Telles, que não desistiu de ir a cada uma das 161 comarcas do estado e ver com os próprios olhos como estava a advocacia”, ressaltou. “Tudo o que foi feito é um legado que pavimenta o caminho para a nova gestão e muitas gerações. A advocacia paranaense agradece cada gesto. Sua gestão que se pautou em mais dignidade e respeito à advocacia e nunca se afastou dessa linha central”, concluiu Gaede.

Amizade

Telles iniciou seu discurso se dirigindo aos “amigos e amigas” como sempre falou ao se dirigir aos companheiros de Ordem. Enfatizando o valor da amizade construída em meio aos trabalhos pela advocacia. Ele agradeceu aos companheiros de gestão, Marilena Winter, que atuou como vice-presidente, Rodrigo Rios, secretário-geral, Christhyanne Bortolotto, secretária-geral adjunta, Henrique Gaede, diretor-tesoureiro e Alexandre Salomão, diretor de prerrogativas.

O agradecimento à família foi destaque. O homenageado citou como fundamental o incentivo e suporte da esposa Cinara. Ele também mencionou os filhos Cassiano e Renan, a mãe, a irmã, a nora e a netinha Elisa, que representa a mais nova geração. Todos estavam presentes na solenidade.

Desafios

“A dimensão daquilo que vivemos ainda não conseguimos alcançar e acredito que o que marcou muito foi a nossa união”, disse o advogado relembrando seu triênio à frente da seccional. “Se essa gestão ficará lembrada como a gestão da pandemia, podemos lembrar como a gestão que venceu a pandemia”, sintetizou.

Além relatar a superação, Telles também lembrou daqueles que perderam a vida para a covid-19. Nas pessoas dos advogados Angelita Portela e José Castilhos Fortuna, ele homenageou todos os advogados que faleceram em decorrência da doença.

“E, além da pandemia, a nossa gestão ficará lembrada por um conjunto de transformações para a advocacia. De tudo isso que foi feito, vou carregar sempre comigo a acolhida que recebi no interior. Eu que sou um advogado do interior, que conheço essa realidade e seus desafios, fui sempre muito bem recebido”, rememorou.

O presidente da gestão 2019-2021 destacou o fato de haver mais presença de mulheres e pessoas negras no conselho e a eleição da primeira mulher como presidente da seccional. Inovações também foram relembradas, como a implantação do voto on-line nas eleições, iniciativa cuja ideia foi liderada pela OAB Paraná.

No encerramento da solenidade, o Ouvidor do Conselho Federal, José Augusto Araújo de Noronha, a conselheira federal Graciela Marins, os advogados Maressa Melati e André Carneiro, que estiveram à frente do Colégio de presidentes de subseções no último triênio, e o conselheiro seccional Mauro Bordin entregaram da identidade de Cássio Telles como membro honorário vitalício do Conselho da OAB Paraná.