Coordenação Nacional do PJe-JT recebe demandas da advocacia

As demandas da advocacia em relação ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) pautaram reunião realizada nesta terça-feira (21) entre o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, e o coordenador nacional do Sistema do PJe-JT, juiz Fabiano Coelho de Souza. A visita à OAB encerrou uma série de reuniões técnicas realizadas entre o magistrado e representantes da Justiça do Trabalho, com o objetivo de aprimorar o sistema.

“Iniciamos série de visitas às regionais da Coordenação Nacional do PJe e começamos por Curitiba, que tem demandas bem relevantes da advocacia a serem observadas no nosso projeto. Em dois dias fizemos várias reuniões com o TRT e terminamos aqui na OAB, conversando com o presidente para explicar o que tem sido feito em favor da advocacia no sistema PJe”, explicou Souza.

O coordenador nacional do PJe-JT elencou algumas melhorias realizadas no sistema, entre elas o novo assinador da Justiça do Trabalho – Shodõ. “Fizemos um novo assinador que é totalmente desvinculado de qualquer atualização, o que acaba com os problemas que os advogados vinham enfrentando de não poder atualizar o computador”, esclareceu.

Ainda segundo o juiz, o Paraná está liderando o projeto do novo editor da Justiça do Trabalho, que tornará a confecção de documentos pelos usuários bastante acessível. “É uma ferramenta que está sendo desenvolvida inclusive para ser disponibilizada para outros ramos da Justiça”, frisou.

A participação do usuário no desenvolvimento do PJe também foi destacada pelo magistrado. “Criamos uma sistemática que permite à advocacia formular suas demandas nos Comitês Regionais. As seccionais da OAB também podem encaminhar as demandas diretamente ao Conselho Federal, que fará o encaminhamento ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho”, disse.

“Temos a perspectiva de disponibilizar muito em breve a ferramenta desenvolvida especialmente para celulares, que permitirá não só o acesso e consultas processuais, assinatura de documentos, mas também um chat para os advogados conversarem na tentativa de um acordo. Esta é uma nova vertente que temos pensado para o PJe. A ferramenta está fase de teste em três tribunais. Acreditamos que os advogados vão gostar bastante”, afirmou.