Diretor e conselheiros da OAB Nacional participam de compromisso coletivo na seccional

Um grupo de 53 novos advogados participou da solenidade de entrega das credenciais na sede da OAB Paraná na manhã desta terça-feira (24/1). Foi o primeiro compromisso coletivo de novos advogados deste ano na seccional. Conduzida pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, e secretariada por Roberta Santiago, secretária-geral adjunta da seccional, a cerimônia contou, na mesa de trabalhos, com as presenças do diretor-tesoureiro do Conselho Federal da Ordem, Leonardo Campos; de três dos conselheiros federais que representam o Paraná – Rodrigo Rios, Silvana Niemczewski e Graciela Marins – e ainda do advogado e professor Clèmerson Clève.

Ao abrir os trabalhos, Marilena Winter apresentou aos novos profissionais o programa Sexto Ano. “Trata-se de um presente muito útil. Nessa caixa há, dentre outros benefícios, a assinatura de um ano de pesquisa de jurisprudência da Jusbrasil, assessoria contábil gratuita e cursos ESA, ministrados por professores altamente qualificados, com 90% de desconto. É um programa pioneiro da OAB Paraná para estimular esse início de caminhada no exercício profissional”, disse.

Após a entrega das credenciais, a advogada Caroline Bastiani Reis, de Curitiba, e o advogado Luciano Maurício de Lima, de Foz do Iguaçu, representaram o grupo e, da tribuna, fizeram discursos enfatizando a relevância missão da profissão que abraçam. “Reafirmo o compromisso de atuar com integridade, respeito e dedicação. Que este momento singular seja o prenúncio de muitas celebrações em nossa carreira jurídica”, disse Caroline Reis. “Este momento é de comprometimento com o que virá, o ponto de partida de uma jornada marcada pelo aprendizado contínuo e pela busca incessante da verdade. Agradeço à OAB, baluarte da ética e da legalidade”, declarou Luciano Lima.

Referência

Leonardo Campos saudou a todos e citou inclusive os demais conselheiros federais do Paraná – Ana Cláudia Pirajá Bandeira, Artur Humberto Piancastelli e José Augusto Araújo de Noronha. “Os conselheiros do Paraná são vozes ouvidas e respeitadas na esfera federal. A OAB Paraná, sob a condução de Marilena Winter, é referência, voz altiva e ativa no cenário da advocacia brasileira”, disse o diretor-tesoureiro do CFOAB, citando em seguida seus laços com o Paraná, firmados por meio de sua esposa, nascida em Astorga, e por ter cursado em Londrina a pós-graduação em Direito Ambiental.

“Com todo o respeito às demais, vocês acabam de ingressar na mais importante instituição da sociedade brasileira. Encontram na OAB um apoio que não há em nenhuma outra. Aproveitem a estrutura os benefícios aqui citados, que fazem da seccional do Paraná uma referência. Venham ajudar a construir a OAB. Ela pertence a cada um de nós. Mantenham sempre à vista as palavras do juramento feito hoje. Além de cumprir o que prometeram, de observar o código de ética, estejam em sintonia com seu tempo, em permanente capacitação”, afirmou ele.

Em sua fala, Campos destacou que os benefícios oferecidos aos novos advogados pelo Sexto Ano compensam com folga o valor da anuidade. Ele aproveitou o ensejo para saudar a boa gestão financeira da seccional, citando o diretor-tesoureiro Luiz Fernando Casagrande Pereira. “Aproveitem essa estrutura e venham ajudar a construir a OAB. A OAB pertence a cada um de nós”, completou.

O dirigente também elencou grandes bandeiras da OAB, como a defesa intransigente das prerrogativas, que classificou como “causa primeira da Ordem”, a luta por honorários dignos, como fixado no artigo 85 do CPC, e pelo reconhecimento da indispensabilidade da advocacia na administração da justiça. Também a campanha para que a reforma tributária não implicasse em aumento de carga nem em injustiça, a conquista da suspensão de prazos no recesso de fim de ano também para a advocacia criminal, e a condenação da conduta abusiva na busca e apreensão em escritórios de advocacia. Por fim, Campos lembrou que sua vinda ao Paraná se deve aos preparativos para a Conferência da Mulher Advogada, a ser realizada em Curitiba nos dias 14 e 15 de março. “Contamos com a ampla participação da advocacia nesse evento”, convidou.

Confira a cobertura da cerimônia também nas redes sociais da secciona. Para ver mais imagens, acesse o canal da OAB Paraná no Flickr: https://www.flickr.com/photos/oabpr/albums