Diretora de Prerrogativas da OAB Paraná participa de Encontro Nacional em Alagoas

A diretora de Prerrogativas da OAB Paraná, Marion Bach, participou do Encontro Nacional de Prerrogativas, realizado em Maceió, Alagoas, na última terça-feira (23). O evento teve como tema “Advocacia respeitada, sociedade protegida” e foi aberto pelo presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti.

“Foi muito importante estar no Encontro Nacional de Prerrogativas, ocorrido em Alagoas, representando a OAB Paraná. Foi possível notar que muitas das pautas pelas quais lutamos no nosso estado – como questões relativas a honorários, busca e apreensões em escritórios de advocacia, bem como problemas envolvendo violações constantes em delegacias e presídios – estão presentes em todo território nacional”, relatou Marion. “Mas, especialmente, foi construtivo poder compartilhar ideias de projetos que estamos concretizando no Paraná, como a nossa recém-inaugurada Escola de Prerrogativas, e ouvir ideias realizadas em outros estados, de modo a sempre aprimorar o nosso sistema”, observou.

Marion também destacou a relevância de ter ouvido representantes da advocacia que hoje estão atuando no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para melhor compreender de que modo o órgão pode auxiliar na preservação das prerrogativas.

A advogada paranaense também ressaltou o aprendizado durante uma das palestras. “Foi inspirador poder ouvir o grande advogado alagoano, Dr. Nabor Bulhões, que, ao trazer todo o processo histórico de construção da Constituição, conseguiu demonstrar que as prerrogativas dos advogados brasileiros estão contempladas de forma ampla e escancarada em nossa carta magna”, pontuou. Para ela, o lema do Encontro Nacional faz mais sentido do que nunca e ecoará por muito tempo em cada um dos participantes”.

Conquistas

Durante seu discurso, o presidente do CFOAB lembrou algumas conquistas históricas obtidas nos primeiros meses de sua gestão, entre elas a Lei nº 14.365/2022, que alterou o Estatuto da Advocacia e da OAB. “Em menos de 180 dias à frente da Presidência, a nossa Gestão teve a honra de presenciar a maior vitória contemporânea da advocacia. Uma conquista coletiva, construída também pelas gestões que nos antecederam e diversos protagonistas do Sistema OAB de hoje e de sempre”, disse.

Simonetti também destacou ainda a atuação da Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas, comandada por Alex Sarkis; da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, presidida por Ricardo Ferreira Breier; e da Assessoria Jurídica da OAB Nacional, capitaneada por Priscila Lisboa.