Diretoria da OAB Apucarana toma posse

Tomou posse na quarta-feira (23/03) a nova diretoria da OAB Apucarana, formada pelo presidente Carlos Antônio Stoppa, pelo vice-presidente Cleber Ricardo Ballan, pelo secretário-geral Luiz Antônio Manchini, pelo secretário-geral adjunto Delvair Pavezi e como tesoureira Albina Maria dos Anjos.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, e prestigiada pelo vice-presidente da OAB Paraná, Airton Molina, por conselheiros estaduais, presidentes de subseções vizinhas, juízes, advogados e autoridades locais.

Antes da posse, às 16h, 31 novos advogados prestaram o compromisso na subseção de Apucarana em solenidade conduzida por Molina.

A subseção reúne 610 advogados das cidades de Apucarana, Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom e São Pedro do Ivaí.

Discurso de posse

Boa noite.

Digo: "A justiça sem força é impotente. A força sem justiça é tirana" (Blaise Pascal)

Dirigo-me primeiramente à mesa principal saudando os colegas e membros da ordem na pessoa do presidente José Augusto Araújo de Noronha, do presidente da Caixa de Assistência, o colega Arthur Piancastelli e dos conselheiros.

As autoridades do judiciário na pessoa do juiz estadual dr. Osvaldo Soares, as autoridades militares, eclesiásticas, o representante do prefeito municipal na pessoa do dr. Paulo Hidalgo, e demais autoridades da extensão da mesa principal, todas já nominadas, aos demais colegas advogados e advogadas, aos clubes de serviços, amigos e convidados, obrigado pelo comparecimento.

Agradeço especialmente a presença dos ex-presidentes da subseção de Apucarana, dos ex-conselheiros estaduais, dos novos amigos presidentes das subseções de Arapongas, dr. Fábio; de Santo Antônio da Platina, dr. Pedro Pavoni; de Bandeirantes, dr. Paulo Buzato; de Londrina, dr. Elinton. Compartilho a amizade do nosso decano, presidente da 7ª Turma do Tribunal de Ética de Londrina, dr. José Carlos.

Parabenizo estes homens advogados, pela dedicação voluntária a serviço da OAB neste momento de importância ímpar para valorização da advocacia, da Ordem dos Advogados e da Justiça. Não poderia deixar de parabenizar a administração que encerrou hoje seu mandato, pela dedicação, empenho e luta em defesa dos advogados e advogadas da jurisdição de Apucarana, composta pelas cidades de Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, São Pedro do Ivaí e também pelo empenho em defesa dos interesses da sociedade apucaranense, como também ao conselho de ética e disciplina que sempre julgou nossos pares com total imparcialidade, sempre fundado na legislação que rege o estatuto e código de ética da Ordem dos Advogados.

Assumimos hoje este novo período de administração para o triênio 2016/2018, imbuídos do mesmo espírito de melhor servir e atender nossos colegas advogados e advogadas, para que a atividade profissional seja desempenhada com segurança, eficiência, respeito, e aperfeiçoamento profissional.
Sempre teremos como meta a luta constante pela rápida administração da justiça e para isso contaremos sempre com o apoio da seccional da OAB paraná, dos juízes das comarcas de nossa jurisdição, dos cartorários, das autoridades da Segurança Pública do Paraná, do Tribunal de Justiça do Paraná, mas nunca deixaremos de atuar com destemor, independência, contra qualquer ato contrário aos interesses e prerrogativas da advocacia, pois temos a consciência de que o direito e a justiça são um meio de mitigar as desigualdades para o encontro de soluções justas e de que a lei é o instrumento garantidor.

Também contamos com as parcerias com nossas faculdades de direito e universidades. Lembro ainda, que para melhor administrar os interesses da ordem precisaremos contar com o apoio e participação de todos os colegas advogados e advogadas nas comissões de advocacia criminal; criança e adolescente; da mulher advogada, já constituída e em atividade; de advogados iniciantes, também já constituída; de defesa dos honorários advocatícios; de prerrogativas, dentre outras comissões que assessoram a diretoria no encaminhamento de matérias de suas competências com pesquisas, estudos, pareceres, promovem reuniões, cursos e debates que estimulem os temas afetos à área de atuação.

Com certeza, para podermos realizar tudo isso contaremos com a colaboração e participação efetiva, dos colegas eleitos e empossados, que não se furtarão do bom desempenho nos cargos os quais nos foram confiados, como também dos funcionários da Ordem e dos representantes da Comarca de Jandaia do Sul, na pessoa do dr. Pavezzi; da comarca da Marilândia do Sul, na pessoa da dra. Raffaelly Carla Beligni Rosa, e dos demais advogados e advogadas que atuam na jurisdição.

Também, com certeza, o conselho de ética eleito cumprirá com destemor e imparcialidade a tarefa de julgar o “mau profissional”, que ferir as normas reguladoras da profissão. Finalmente, poderia discorrer ou descrever o momento vergonhoso político, econômico e imoral pelo qual o país vem passando nesses dois últimos anos, mas deixo esta atribuição ao nosso presidente Noronha.

O momento de hoje é de alegria, de confraternização, de esperança”, mas jamais deixaremos de estar alerta para qualquer desmando que possa vir a pugnar pelo descumprimento da Constituição e pelo desrespeito à lei.

Que 2016 seja de vitalidade na frente da justiça. Por mais que se apontem exageros na prisões dos maus políticos e empresários, é auspicioso que a democracia possa ver reconfirmada a maneira enfática a tese da igualdade de todos perante a lei. Por mais estranheza que nos tenham causado os choques entre os poderes da República, é inegável que a nenhum protagonista ocorreu aventurar-se pelo descaminho da inconstitucionalidade, fazendo com que esta seja interpretada com retidão, em perfeita sintonia com os fins sociais a que se dirige e as exigências do bem comum.

Mais uma vez, nestes momentos de insegurança, cabe e coube à Ordem dos Advogados primar e lutar pelo Estado Democrático de Direito, pela cidadania, pela moralidade pública, pela justiça e pela paz social. Permitam-me ainda citar trecho de texto da escritora Lya Luft publicado na revista Veja, edição 2.469 de março/2016, à página 18: “Não quero o mal de ninguém, mas quero o bem deste meu pobre país, objeto de tanta exploração e destruição, por corruptos, gananciosos, dementes, inqualificáveis ou desqualificados seres humanos em posições de poder. É preciso fazer uma arrumação em todos os cantos e recantos, em todos os níveis sociais, intelectuais, morais, não importa: quero homenagear a justiça, que agora bafeja o coração dos que ainda por aqui pensam… é hora urgente, de refazer, limpar, desinfetar, arejar, para podermos começar a pensar em arrumar de novo esta casa, esta pátria, este Brasil”.

Para encerrar esta solenidade de posse, também gostaríamos de agradecer a imprensa de nossa cidade pelo apoio e divulgação que tem dado aos trabalhos da Ordem, agradecer aos familiares dos colegas que participam da gestão da Ordem, agradecer em especial à minha esposa e filhos que me apoiaram para essa empreitada valorosa e, para consagrar esta solenidade, agradeço ao Criador para que nos ilumine e abençoe, e nos dê sabedoria para dirigir este trechinho de nossa vida.

O meu obrigado.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *