Dirigentes da OAB convidam prefeito para o Dia da Cidadania e apresentam projeto para os jardinetes no entorno da Ordem

Em reunião realizada nesta terça-feira (22) com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, a diretoria da OAB Paraná convidou o dirigente para o Dia da Cidadania. O evento será realizado no próximo sábado (26), na Praça Rui Barbosa, com o objetivo de levar à população informações sobre seus direitos e deveres em variadas áreas. O convite foi entregue pessoalmente pelo presidente da Seccional, José Augusto Araújo de Noronha, e pela secretária-geral Marilena Winter.

“O Dia da Cidadania é um projeto muito interessante da OAB Paraná, que junto com a CAA-PR e as comissões visa levar cidadania à população, esclarecendo dúvidas sobre a aplicação do Direito, sobre como o cidadão pode buscar e exercer seus direitos. Acredito que vamos receber muitas pessoas e que, assim, cumpriremos o nosso papel como instituição”, disse Noronha.

A secretária-geral Marilena Winter destacou o simbolismo das ações do Dia da Cidadania. “Acho bastante emblemático que a OAB faça uma ação de cidadania, vá falar sobre os direitos das pessoas, expor o que são os direitos humanos, vivendo a cidade. Fizemos questão de chamar o prefeito porque se trata de uma ação da OAB em um lugar onde as pessoas estão, que é a praça. Isso para nós é bastante simbólico”, disse.

Greca enalteceu a iniciativa da Ordem, lembrando, inclusive, que a Rua da Cidadania, localizada na Praça Rui Barbosa, está completando 20 anos. “É uma ação extraordinária. Trata se de uma ocasião de educação do cidadão para os seus plenos direitos e deveres”, afirmou.

Meio Ambiente

Ainda durante o encontro, os representantes da seccional apresentaram o projeto de revitalização dos jardinetes Erailto Thile e Ervin Ofner, adotados no ano passado pela OAB em uma série de ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente.  A iniciativa é coordenada pela   Comissão de Direito Ambiental, presidida pelo advogado Alaim Stefanello.

O projeto foi desenvolvido pelos arquitetos Gilmar de Lima e Bettina Pansera, e contempla a revitalização da área verde com um trabalho de paisagismo que utilizará plantas nativas, a aquisição de novos brinquedos para a área do parquinho das crianças e de uma escultura produzida pelo artista Tony Reis. A obra, intitulada “O homem planta”, irá representar a integração com a natureza.

“O projeto de revitalização dos jardinetes é uma importante demonstração de que a comunidade também deve participar da preservação dos espaços do seu entorno, melhorando a cidadania, obviamente, e dando melhores condições para os cidadãos”, destacou Noronha.

O prefeito de Curitiba classificou como exemplar a ação. “Vejo com entusiasmo a boa ideia da OAB de aproveitar o entorno da sua sede, revitalizando, no vale do Rio Belém, dois jardinetes que serão custeados pela entidade. É uma contribuição bonita para a cidadania curitibana”, disse.