Dirigentes da OAB Paraná prestigiam posse do novo presidente da Apajufe

O juiz federal André Wasilewski Duszczak, que atua na 1ª Vara Federal de Ponta Grossa (PR), assumiu nesta segunda-feira (17/2) a presidência da Associação Paranaense de Juízes Federais (Apajufe). O magistrado comandará a entidade pelos próximos dois anos em substituição ao juiz federal Fabrício Bittencourt da Cruz.

Na solenidade realizada no auditório da Justiça Federal em Curitiba, a advocacia paranaense foi representada pelo presidente da OAB Paraná, Cássio Telles; pelo conselheiro federal Flávio Pansieri; pelo secretário-geral da seccional, Rodrigo Sánchez Rios; pelo presidente da Comissão do TRF6, Cléverson Marinho Teixeira; e pelo vice-presidente da Câmara de Seleção Alaim Stefanello.

Causas

Em seu pronunciamento, o presidente da OAB Paraná destacou as causas que unem a OAB e a Apajufe. “Nossa parceria está consagrada na luta pela instalação de um Tribunal Regional Federal no Paraná, o TRF6, e nos cursos telepresenciais da Escola Superior da Advocacia (ESA), gravados nos estúdios da Escola da Magistratura Federal (Esmafe)”, citou. Telles também ressaltou que a advocacia defende uma magistratura independente e forte. “Isso significa uma prestação jurisdicional imparcial e equilibrada, assegurando a proteção aos direitos fundamentais e à democracia”, frisou.

Duszczak, natural de Irati, ingressou na magistratura federal em 2007. Na gestão anterior da Apajufe, foi diretor da Esmafe. Como presidente, suas prioridades serão, em suas palavras “a defesa da independência judicial e a valorização dos magistrados”.

Também compõem a nova diretoria da Apajufe os juízes Tadaaqui Hirose (vice-presidente), Oscar Alberto Mezzaroba Tomazoni, Friedmann Anderson Wendpap, Márcia Vogel Vida de Oliveira, Marize Cecília Winkler, Leandro Cadenas Prado, Gabriela Hardt e Alessandra Anginski Cotosky. Na nova gestão a Esmafe será dirigida pelo juiz Anderson Furlan Freire da Silva, tendo como vice o juiz Érico Sanches Ferreira dos Santos.