Eleição on-line é aprovada pela advocacia paranaense

Com 85,65% de participação de eleitores aptos a votar, o índice de comparecimento nas eleições 2021 da OAB Paraná bateu recorde. Os números mostram que a advocacia paranaense aprovou as eleições na modalidade on-line.

Do total de 49.365 votantes, apenas 1.758 (3,5%) optaram pela votação presencial, dirigindo-se até a sede da seccional e das subseções para votar.

A apuração mostrou que na primeira hora de votação, das 8h às 9h da manhã, 26,6% dos advogados já haviam votado. Até às 11h, eram mais da metade (63,4%).

O consultor contratado pela seccional para acompanhar o pleito, Giuseppe Dutra Janino, ressaltou os resultados obtidos. “Destaco a iniciativa empreendedora dos advogados da seção do Paraná, que aderiram à votação on-line com todos os seus desafios, por ser uma plataforma nova, mas que traz grandes benefícios, principalmente no sentido de minimizar custos, trazer agilidade e economicidade. Os advogados, a partir do seu dispositivo, seu computador e seu smartphone, puderam interagir no processo democrático sem nenhum custo e com toda a comodidade. Registro nossa admiração pela iniciativa e pelos resultados obtidos pela seccional do Paraná”, disse o consultor.

Para Caroline Fortunato, diretora executiva da empresa Webvoto, responsável pelas eleições on-line, o projeto-piloto em que cinco seccionais da OAB puderam realizar suas eleições pela internet foi comprovadamente bem-sucedido. Em todos os Estados a participação de advogados foi recorde, superior a 81% de participação e, em alguns casos, próxima dos 90%.

“Nesse cenário, destaca-se a eleição paranaense. Foi a mais bem organizada, tudo isso combinado à maturidade da advocacia paranaense no trato com a tecnologia e a inovação”, avaliou Caroline. “Pessoalmente estou muito satisfeita e orgulhosa de ter tido a oportunidade, como advogada e gestora de uma empresa de tecnologia, de levar a advocacia paranaense a um novo patamar de votação, e ter assistido a primeira advogada mulher ser eleita para presidir a Ordem no Paraná”, completou.