Eleições 2020: presidente da OAB Paraná participa do evento Democracia Digital

O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, participa na próxima segunda-feira, dia 6 de julho, do debate “Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode nos ajudar na preparação para as próximas Eleições municipais?”. O evento Democracia Digital será realizado pela Agência Lupa, Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), com apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O objetivo é conscientizar, educar e ajudar no combate aos processos de desinformação em massa nas próximas eleições municipais.

A programação é dividida em duas etapas ao longo do dia,com inscrições distintas para cada evento.

I – MANHà– TALK SHOW (9h30 às 11h30).

“Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode nos ajudar na preparação para as próximas Eleições municipais?”.

Debatedores:
Des. Tito Campos de Paula, presidente do TRE-PR; Dr. Thiago Paiva dos Santos, juiz membro da Corte eleitoral e juiz ouvidor do TRE-PR; Petria Chaves, jornalista âncora da CBN (mediadora); Natália Leal, diretora de Conteúdo da Agência Lupa; Ariel Kogan,codiretor do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E); Luciano Caparroz Pereira Santos, diretor do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral); Melissa Diniz Medroni, chefe da Seção de Produção Jornalística do TRE-PR; Katia Brembatti, repórter da Gazeta do Povo e professora de Jornalismo da Universidade Positivo; Dr. Cássio Lisandro Telles, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB/PR); Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná (a confirmar).

Durante o evento, os participantes podem fazer perguntas em tempo real para os debatedores via chat na plataforma Google Meet. Inscreva-se aqui. 

II – TARDE – OFICINA DE CHECAGEM (14h00 às 16h00).

Direcionada aos servidores públicos e jornalistas. O público-alvo da oficina são os profissionais que trabalharão na linha de frente do combate à desinformação durante o período eleitoral. A iniciativa tem também apoio do Instituto Betty & Jacob Lafer. As oficinas de checagem contam com a parceria do WhatsApp.

Com Raphael Kapa, do projeto LupaEducação.

Participantes: até 80 pessoas, entre servidores públicos, jornalistas do respectivo Estado e todos aqueles interessados em aprender sobre técnicas de checagem. Faça sua inscrição aqui. 

Conteúdo da oficina
O impacto da desinformação na democracia;
O que aprendemos nas últimas eleições e com a pandemia do coronavírus;
O ecossistema da desinformação;
Metodologia de checagem;
Bots e trolls;
Mecanismos para identificar imagens e notícias falsas;
Dicas básicas para não ‘cair’ em notícias falsas.