Eleições diretas para o CFOAB serão debatidas no Conselho Seccional

O Conselho Seccional da OAB Paraná vai debater o sistema eleitoral do Conselho Federal. O presidente da OAB Paraná, Cássio Telles designou a comissão a relatora sobre o tema, que será presidida pelo conselheiro Luiz Fernando Pereira. Também integram a comissão Adriano Moreira Gameiro, Cristina Bichels Leitão e Ítalo Tanaka Junior.

O tema já está sendo debatido no CFOAB, que criou a Comissão Especial de Avaliação das Eleições no Sistema OAB. Os conselheiros federais paranaenses Airton Molina e Artur Piancastelli integram a comissão nacional.

Entre os temas a serem debatidos, está a possibilidade de realização da eleição por meios eletrônicos, a obrigatoriedade do voto e a eleição direta para o cargo de presidente da nacional da Ordem.

A discussão no CFOAB toma como base a proposição protocolada pela então conselheiro federal Cássio Telles, em 2018. No documento, ele apresenta a sugestão de que o Conselho Pleno debata e delibere sobre o assunto, em alinhamento com o discurso democrático da entidade. Telles também citou que, em levantamento realizado no Paraná, 83% dos advogados se manifestaram a favor da realização de eleições diretas.