Em Cascavel, novo advogado presta compromisso após ter perdido 100% da visão

A solenidade de compromisso coletivo de novos advogados realizada na OAB Cascavel nesta sexta-feira (11) foi marcada pela história  de Severiano Assis Barbosa da Silva, que ingressa na profissão aos 65 anos e depois de ter perdido 100% da visão em função da diabetes.

Silva sonhava com esse dia desde a infância, quando conheceu a palavra “advogado” lendo a Bíblia. Ele trabalhou muitos anos no comércio, graduou-se em 2015, tentou a aprovação no Exame de Ordem algumas vezes e, mesmo com o agravamento das condições de saúde não desistiu. Após perder a visão, com a ajuda de um amigo, conseguiu acompanhar aulas preparatórias por áudio.

“Ele perdeu a visão enquanto estava se preparando para o Exame de Ordem, isso mostra que ele não se abalou e buscou se preparar”, observou o vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, que conduziu a solenidade na subseção e lembrou que hoje há cursos preparatórios adaptados a pessoas com deficiência, assim como a própria prova possibilita que pessoas com dificuldades de visão ou de locomoção também se candidatem a ingressar nos quadros da advocacia.

“É muita emoção estar aqui, muita alegria por estar nesse momento cumprindo um desejo do coração. Agora estou pronto para advogada”, celebrou Silva após prestar o compromisso.

A história dele teve repercussão na TV Tarobá, afiliada da Band na cidade. Assista aqui à reportagem.