Em cerimônia presidida por Marilena Winter, 70 novos advogados ingressam nos quadros da OAB

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, conduziu nesta terça-feira (25/7) cerimônia de compromisso coletivo de 70 novos profissionais que ingressaram na instituição após aprovação no Exame de Ordem. Com o auditório lotado por familiares e amigos, os compromissandos receberam as boas-vindas da presidente, ao lado do conselheiro estadual Mauro Bordin, que fez o discurso de saudação, e da vice-presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Giovanna Lepre Sandri, que secretariou os trabalhos.

Logo no início da solenidade, após a execução do hino nacional, Cintia Jaqueline de Lima Bueno fez a leitura do juramento, repetido em conjunto pelos compromissandos. Na sequência, Marilena Winter apresentou o projeto 6º Ano. “Para demonstrar o carinho com o qual costumamos receber os novos colegas, criamos um programa inédito na nossa seccional e entre todas as seccionais do Brasil, voltado especialmente para advocacia iniciante. Neste programa, simbolicamente representado por essa caixa azul que todos receberam, vocês vão encontrar um pacote de benefícios que vão auxiliá-los neste início de carreira”, disse a presidente.

Marilena referiu-se ao acesso gratuito ao Jusbrasil (por um ano) e a outras ferramentas importantes, como o serviço de recortes, a certificação digital e a assessoria contábil, além de uma série de descontos em cursos da Escola Superior de Advocacia. “São cursos de qualidade, que convergem como o propósito da nossa gestão de buscar a advocacia de excelência”, explicou. Marilena Winter também citou os serviços da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CCAPR) e da OABPrev-PR.

Primeira sustentação

As advogadas e os advogados foram nomeados um a um pela advogada Giovanna Sandri, para receber o certificado das mãos da presidente e do conselheiro estadual. Em seguida, os advogados Kalyta Karolyne dos Santos Guimarães e Alysson Falcão Czapiewski Soares se voluntariaram para fazer a saudação em nome dos colegas. “Essa são as suas primeiras sustentações orais, comparou a presidente, que, após, elogiou os discursos, garantindo que “os recursos seriam providos”.

“Esse título é baseado em minhas experiências, representa esforço, dedicação, persistência, fidelidade e lealdade a um determinado plano ou sonho. Acredito que falo por todos. Não imaginávamos o quão desafiador seria nem quanto nos sentiríamos despreparados para viver esse processo”, reconheceu a advogada Kalyta Guimarães. “Para mim, advogar realmente significa uma possível ascensão, novas possibilidades, um desafio diferente do que foi trilhado até aqui”, afirmou.

O advogado Alysson Falcão destacou o esforço para vencer as dificuldades, organizar os estudos, administrar o tempo e o nervosismo durante a execução do Exame de Ordem. “Vencemos, meus caros. Não preciso conhecer os meus colegas para desde logo nutrir uma profunda admiração por cada um. Pois, a despeito das peculiaridades de nossas trajetórias, atravessamos todos o mesmo processo e enfrentamos a tão temida prova da OAB”, lembrou.

Simbologia

O conselheiro estadual Mauro Bordin invocou a simbologia associada ao rubi, pedra que representa a advocacia, para citar as qualidades exigidas de quem escolhe essa profissão: sabedoria, força, coragem, entusiasmo e paixão.

“Estar aqui participando desta solenidade me transforma em testemunha ocular da quebra de paradigma, qual seja, encerra-se o sonho e tem início a realidade. Com o juramento ora prestado e a outorga da carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, vocês estão devidamente habilitados ao exercício profissional e será a hora de cada um buscar a resposta aos cinco anos de sonhos cultivados. Uma fase concluída, um longo caminho a percorrer”, apontou Bordin.

A partir da citação do cineasta Woody Allen, “interessa-me o futuro, porque é o lugar onde vou passar o resto da minha vida”, Mauro Bordin aconselhou: “Não desperdicem esta oportunidade. Façam valer a pena esta conquista tão importante, pois para vocês o futuro chegou.”

A presidente Marilena Winter encerrou a cerimônia lembrando deste 25 de julho como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, e com isso prestou uma homenagem a todas as mulheres, aos homens e à força da advocacia.