Em Curitiba e no interior, advogados escolhem os novos dirigentes da OAB

Advogados de todo o estado participam, nesta quinta-feira (22), da eleição para escolha dos novos dirigentes da OAB Paraná, na Seccional e nas subseções. Em Curitiba, a votação começou pontualmente às 9h, no Expo Barigui, com a presença de grande número de eleitores. Num primeiro momento, algumas filas se formaram nas cabines de votação, mas foi por pouco tempo. O procedimento é rápido e, no momento, os advogados que chegam para votar encontram um ambiente tranquilo.

No início da manhã, os eleitores foram recepcionados pelos integrantes das duas chapas que concorrem à diretoria da Seccional – a XI de Agosto, chapa de situação, e a Algo Novo na OAB, chapa de oposição. A boca de urna está liberada pela Comissão Eleitoral.

“As eleições estão transcorrendo com tranquilidade. Houve uma fila inicial, de pessoas que aguardavam a abertura das portas, mas não demorou mais do que três minutos. Os advogados puderam votar rapidamente”, avaliou o presidente da Comissão Eleitoral, Munir Abagge. “As duas chapas estão se relacionando com ética e urbanidade com a comissão, e entre elas há um tratamento de respeito”, observou.

Na capital, 70 urnas eletrônicas estão instaladas. As cabines estão pré-definidas de acordo com o número de inscrição na Ordem. Logo na entrada, os advogados já podem conferir num painel qual é a sua cabine, mas também podem consultar o local de votação pelo site, no Portal das Eleições.

Transporte – A votação prossegue até às 17h. Em Curitiba, os advogados podem optar pelo transporte em ônibus até o local de votação, fornecido pela Seccional. Eles saem a cada 30 minutos da sede da OAB, do Edifício Maringá e do pavilhão do Parque Barigui, em rota circular. A Seccional recomenda que os advogados que optarem por esse transporte considerem o trânsito e tempo de deslocamento, para chegar a tempo de votar.

Os advogados devem votar apresentando o cartão ou a carteira de identidade profissional, ou um dos seguintes documentos: RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho ou passaporte. O voto é obrigatório, sob pena de multa de 20% do valor da anuidade caso não seja feita a justificativa, e para ter direito de votar é necessário estar em dia com as anuidades. O prazo para regularização de débitos encerrou no dia 23 de outubro – 30 dias antes do pleito, conforme determina o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e o Provimento nº 146/2011 do Conselho Federal. No total, 844 cargos serão preenchidos.

Serão preenchidos cargos do Conselho Seccional e sua diretoria, conselheiros federais, diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) e diretorias das 48 subseções e conselhos subseccionais. A estimativa é de que mais de 50 mil advogados ativos (53.953) compareçam aos locais de votação. São 24.200 na capital e 29.753 no interior.

Locais de votação

Para consultar o seu local de votação, acesse o PORTAL DAS ELEIÇÕES (eleições.oabpr.org.br), no link “Locais de Votação”, e informe o seu número de inscrição na OAB Paraná

Data e horário de votação

Data da eleição: 22 de novembro de 2018

Voto é obrigatório

O voto é presencial e obrigatório, sob pena de multa de 20% do valor da anuidade, salvo justificativa por escrito apresentada no prazo de 30 dias a partir do dia do pleito, mediante preenchimento de formulário eletrônico próprio no PORTAL DAS ELEIÇÕES (eleições.oabpr.org.br)

Para votar, é preciso estar com as anuidades em dia

Somente podem votar os advogados e advogadas adimplentes até as 18h do dia 23/10/2018. A quitação de débito no dia da eleição não torna o advogado ou advogada apto a votar.