Em Guarapuava, Jogos da Advocacia recebem público recorde e somam quase 200 disputas esportivas

A 4ª edição dos Jogos da Advocacia Paranaense (JAPs), realizada em Guarapuava, chegou ao fim neste domingo (19/6) somando quase 200 jogos disputados entre as sete modalidades disponíveis. O evento — que na abertura contou com a presença da presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, do vice-presidente Fernando Deneka, do presidente da Caixa de Assistência do Paraná, Fabiano Baracat e da presidente da OAB Guarapuava, Maria Cecília Saldanha — teve a participação de 1.493 advogadas e advogados. A OAB Paraná foi também representada pelo secretário-geral Henrique Gaede, pela secretária-geral adjunta Roberta Santiago, e diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério Garcia da Silva.

Da CAA-PR, também participaram a vice-presidente Kelly Cristina de Souza, o secretário-geral Alziro da Motta Santos Filho, a secretária-geral Rúbia Carla Goedert, e os diretores Marcos Antônio da Silva, Lucas Daniel Velasco da Silva e Caroline Amadori Cavet. A subseção de Guarapuava foi também representada pelo vice-presidente Fábio Decker, pela secretária-geral Franciele de Góes Lacerda, pela secretária-geral adjunta Edinara Zago, pelo tesoureiro Miguel Sarkis Melhem Neto, pelo conselheiro estadual Alexandre Barbieri Neto, pela delegada da CAA-PR Moara Krüger e pela diretora da ESA em Guarapuava, Vanessa Kaminski.

“Os jogos da advocacia deste ano tiveram um significado especial. É o ano em que comemoramos os 90 anos da OAB Paraná e é a primeira oportunidade que tivemos de realizar este evento pós-pandemia”, observou a presidente da seccional, Marilena Winter.

A presidente destaca que os jogos de Guarapuava, que estavam sendo aguardados com grande expectativa, resultaram numa manifestação de alegria pelo reencontro. “Além de ampliarmos as modalidades esportivas, tivemos um recorde surpreendente de mais de 1.500 participantes. Também ampliamos bastante a participação feminina, o que é algo notável, considerando a tradição dos jogos, que surgiram com o futebol masculino. Foi um sucesso”, resumiu a presidente.

Marilena parabenizou a subseção de Guarapuava, na pessoa da presidente Maria Cecília, a Caixa de Assistência dos Advogados, representada pelo seu presidente Fabiano Baracat, e o vice-presidente Fernando Deneka em nome da diretoria da seccional, pela organização primorosa do evento.

“É mais uma realização da qual nos orgulhamos. Os jogos reúnem essa celebração da amizade e da confraternização, mas também constitui um cenário propício para o convívio entre as subseções, diminuindo cada vez mais os limites territoriais. É uma oportunidade excelente das pessoas conhecerem um pouco da realidade uma das outras, de forma a unir a advocacia paranaense, que é um dos propósitos da gestão”, afirmou.

Deneka destacou o recorde de participação nesta edição dos jogos. “Os JAPs podem e devem ser considerados um grande sucesso. Tudo correu na mais perfeita ordem e tenho certeza de que todos foram instigados a participar de novos eventos. A diretoria vai preparar, além do próximo JAPs, algumas novidades para os advogados esportistas”, disse o vice-presidente.

Baracat, por sua vez, desafiou aqueles que ainda não tomaram parte dos JAPs: “Queremos vocês na próxima edição”, convocou.  Na avaliação de Maria Cecília Saldanha, presidente da OAB Guarapuava, o resultado dos JAPs foi o esperado, proporcionando à classe divertimento e integração. “Para a diretoria da OAB Guarapuava foi uma alegria receber tantos colegas. Foi o primeiro grande evento estadual da classe no estado após um longo período de restrições e, também, o nosso primeiro evento de grande porte após a inauguração da nova sede. Acreditamos ter atingido um resultado satisfatório, mostrando o quanto a advocacia de Guarapuava é acolhedora”, afirmou.

CAMPEÕES: Confira aqui os nomes dos vencedores dos JAPs em Guarapuava

FOTOS: Veja os álbuns dos quatro dias de jogos no Flickr da OAB Paraná

Além das competições, a organização buscou proporcionar um ambiente de acolhimento completo dos profissionais, com Espaço de Saúde e Bem-estar permanente, clínica de fisioterapia itinerante através da Flow Fisioterapia e Guia Turístico completo para os profissionais de fora da cidade. Os JAPs também foram marcados por um jantar e show de abertura no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, com a presença maciça dos diretores da OAB Paraná e CAA-PR, bem como uma grande festa de rock na MUV.

Organização

Os participantes também elogiaram o evento e a oportunidade de confraternizar. “Foi muito bem organizado. Foi também o primeiro ano em que tivemos a modalidade de beach tennis, com mais de dez duplas inscritas. Com isso vamos conseguir alavancar o esporte para as próximas edições”, comemora o advogado Rafael Lima Yamao, vice-campeão de beach tennis, em dupla com Allan Ferracin Bofete, de Maringá.

A advogada Evelyn Rose Mendes Wisniewski, integrante do projeto Vôlei Legal, em Curitiba, participa dos Jogos da Advocacia desde a primeira edição. “O pessoal do vôlei está todo reunido. Nossa expectativa é confraternizar durante o evento com os atletas dos outros esportes”, disse Evelyn depois que sua equipe ganhou os primeiros jogos.

“A competição é importante, mas o mais importante no Japs é a confraternização”, destacou a técnica do time feminino de vôlei e presidente da subseção de Toledo, Anemere Dulaba.

“Em nome da presidente da Seccional, Marilena Winter, e do presidente da CAA-PR, Fabiano Baracat, a diretoria da OAB Guarapuava agradece o apoio na organização dos jogos. Juntos, sem dúvidas, fizemos história”, disse Maria Cecília Saldanha. Foram patrocinadores da 4ª edição dos JAPs: Sicoob Advocacia, Reserva dos Lagos, Honda Saikon, Kronberg Leilões, Anila e Sanepar. A Secretaria de Esportes de Guarapuava apoiou o evento.

Bem-estar para todos

Durante os Jogos, a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) ofereceu aos participantes um espaço de bem-estar completo e gratuito na sede do Guaíra Campestre. Nos quatro dias de competições, o local contou com uma equipe especializada para atendimento dos atletas. Entre os serviços oferecidos havia massagem para os esportistas e playground para os filhos dos participantes, além de um local para descanso, com café, chá, snacks e frutas. No Espaço Saúde e Bem-estar os desportistas também tiveram acesso a repelente, protetor solar e álcool em gel.