Empossada a diretoria da OAB Francisco Beltrão para o triênio 2022-2024

Composta pelo presidente Douglas Alberto Luvison; pela vice-presidente Giuzeila Machado Watte; pela secretária-geral Dalila Cristina Marcon Liston; pelo secretário-geral adjunto Jeferson Carneiro Júnior; e pelo tesoureiro Alexandre Cadete Martini, a nova diretoria da OAB Francisco Beltrão, responsável pela subseção no triênio 2022-2024, tomou posse no dia 9 de junho, em solenidade conduzida pelo vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Denkeka. À mesa de honra também se sentaram o secretário-geral da seccional, Henrique Gaede; o ex-presidente da seccional, Cássio Telles; e Luiz Carlos D´Agostini Júnior, que presidiu a OAB Francisco Beltrão no desafiador triênio 2019-2021.

“Para garantir que a advocacia de Francisco Beltrão e região seguisse trabalhando nesse que foi o triênio mais desafiador de nossas vidas profissionais, foi necessária uma atuação diligente, baseada em coragem e diálogo. Foi necessário também superar a dor. E aqui faço menção ao colega advogado e professor Fábio Luiz Santin de Albuquerque, ex-conselheiro desta subseção, que partiu há um ano, no dia 7 de junho de 2021, em decorrência da covid-19. Será sempre lembrado por sua dedicação à profissão e à classe”, afirmou Deneka.

Ao mencionar um breve histórico da subseção, criada em setembro de 1982, Gaede citou o conselho do Dr. Raul José Prolo, como consta no livro “Da poeira & lama à nuvem”, lançado no ano passado pelo jornalista Ernani Buchamann, no bojo das celebrações dos 90 anos da OAB Paraná. Recomendou o Dr. Prolo: “Estudem sempre. Lutem para que as prerrogativas dos advogados e advogadas sejam sempre respeitadas. Defendam a liberdade, o direito à igualdade de todos os cidadãos”.

Deneka lembrou que a seccional se coloca ao lado da subseção para a concretização dessas tarefas. “Para a formação permanente, contamos com os cursos e programas da ESA, hoje disponíveis para interessados de todo o Brasil e mesmo do exterior. Com a plataforma on-line consolidada no último triênio a escola alcançou 120 mil alunos e rompeu em definitivo qualquer barreira geográfica. Também na defesa das prerrogativas e na luta por justiça a classe conta com o papel proativo da nossa seccional”, citou.

O secretário-geral destacou ainda que a união da classe é fator-chave para vencer os desafios presentes. “A advocacia conta aqui em Francisco Beltrão com um centro de convivência instalado pela Caixa de Assistência dos Advogados no piso superior da subseção.  A Caixa está sempre trabalhando para nos garantir benefícios e programas para que possamos cuidar saúde e bem-estar. Daqui a alguns dias, de 16 a 19 de junho, estaremos em Guarapuava, para os Jogos da Advocacia do Paraná. Que possamos nos reencontrar lá”, augurou Deneka.

Confira aqui a íntegra do discurso de posse do novo presidente da subseção.

Senhoras e Senhores, muito boa noite!

Em homenagem aos princípios da economia e celeridade, tentarei
ser breve nos cumprimentos. Cumprimento, inicialmente, o Dr. Fernando Deneka, ilustríssimo vice-presidente da OAB seção do Paraná, que muito nos alegra com
sua presença. Cumprimento o Dr. Henrique Gaede, secretário geral da OAB seção do Paraná, em nome de quem estendo os cumprimentos aos demais membros da diretoria da seccional.

Na pessoa da Dra. Caroline Amadori Cavet, cumprimento a todos os integrantes da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados. Cumprimento o Dr. Ítalo Tanaka Junior, vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR, bem como o Dr. Eduardo Munaretto, presidente do TED da 12ª região. Cumprimento o Dr. Cássio Lisandro Telles, ex-presidente da OAB seção do Paraná, com quem tive o prazer de fazer algumas viagens e reuniões institucionais, sempre em prol da advocacia regional. Dr. Cássio, a OAB de Francisco Beltrão estará sempre de portas abertas
para recebê-lo, seja sempre muito bem vindo. Cumprimento a Dra. Mônica Franco Bresolin, conselheira estadual, em nome de quem cumprimento todo o Conselho Estadual da OAB/PR.

Cumprimento a Dra. Maressa Pavlak, Presidente da OAB Subseção de Laranjeiras do Sul e Coordenadora do Colégio de Presidentes, em nome de quem peço licença para saudar os demais colegas
Presidentes, que muito nos alegram com suas presenças. Na pessoa da nossa vice-presidente da Subseção de Francisco Beltrão, Dra. Giuzeila Machado Watte, da nossa secretária-geral Dra.
Dalila Liston, do nosso secretária-geral adjunto Dr. Jeferson José Carneiro Junior e do nosso Tesoureiro Dr. Alexandre Cadete Martini, cumprimento a todos os diretores das subseções aqui
presentes.

Cumprimento a Dra. Camila Slongo Pegoraro, que está representando o Prefeito Cléber Fontana, em nome de quem cumprimento os demais membros do Poder Executivo aqui
presentes. Cumprimento o Vereador Ronaldo Bizotto, representante do Poder Legislativo municipal, em nome de quem cumprimento os demais membros do Poder Legislativo aqui presentes.
Na pessoa do Dr. Paulo Mário Canabarro Trois Neto, excelentíssimo juiz da Justiça Federal de Francisco Beltrão, saúdo todos os membros da Justiça Federal. Cumprimento o Antônio Evangelista de Souza Neto, excelentíssimo juiz de direito da comarca de Francisco Beltrão, em nome de quem estendo os cumprimentos aos demais magistrados e magistradas da Justiça Estadual aqui presentes. Na pessoa do delegado de polícia, Dr. Ricardo Moraes Faria dos Santos, externo meu respeito a Polícia Judiciária do Estado do Paraná. Cumprimento o Capitão Rizzi, representante da Polícia Militar.

Em nome dos meus amigos e colegas de escritório: doutores Hermes Rathier, Valmir Antônio Sgarbi, Robson Alfredo Mass e Edgar Lopes Junior, cumprimento a todos os advogados e
advogadas aqui presentes. Em nome da minha esposa Lediana e dos meus filhos João Vítor e Lívia, saúdo a todas as famílias aqui presentes. Por fim, cumprimento e agradeço a presença de todas as demais autoridades já nominadas.

Senhoras e Senhores, hoje é um dia memorável! É um dia que ficará marcado de maneira indelével na minha memória. Nem nos meus melhores sonhos imaginária estar hoje neste
púlpito, me dirigindo a vocês como Presidente da OAB da nossa aubseção de Francisco Beltrão.
Aliás, se eu pensar num passado um pouco mais distante, sequer advogado imaginaria ser. Peço licença para lhes contar somente o início desta história. Nos idos de 1998 já havia me matriculado no curso de Ciências Contábeis, na então FACIBEL, quando um amigo, Alceu Presotto, me convidou para fazer o vestibular na cidade de Concórdia, no Oeste catarinense, juntamente com ele e mais dois parentes seus. De início, relutei; mas diante da insistência acabei indo fazer aquele vestibular. Dos quatro, somente eu passei. Foi um vestibular fora de época, era a primeira turma de Direito daquela universidade. Entre a inscrição, o vestibular, a matrícula e o início das aulas, não passaram mais do que 60 dias. Fiz as malas e fui para Concórdia… não demorou muito para me apaixonar pelo Direito e, após o término da faculdade, pela advocacia. E hoje, cá estou!

Atuei na gestão 2016/2018 na qualidade de conselheiro e na gestão 2019/2021 na condição de vice-presidente e, agora, tenho a imensurável, a inenarrável, honra de estar presidindo a Subseção de
Francisco Beltrão. Representar esta subseção será um grande desafio. Será realizado um trabalho árduo e contínuo nestes três anos, em prol da advocacia de Francisco Beltrão e das comarcas e municípios que compõe nossa subseção.
Toda a Diretoria, Conselho e Comissões, irão se dedicar a atender as causas dos advogados e advogadas que necessitarem de intervenção para fazer valer suas prerrogativas. Envidaremos esforços no fortalecimento do espírito de união entre toda a advocacia da Subseção de Francisco Beltrão, que é uma das maiores do nosso estado.

Não iremos admitir que o advogado e a advogada sejam agredidos em função de sua atuação profissional com a violação de suas prerrogativas e a desvalorização da profissão. Combateremos tais
práticas incessantemente. Senhores advogados, senhoras advogadas, tenham certeza que esta diretoria estará ao seu lado sempre que uma causa justa nos for apresentada. Importante destacar que a advocacia é uma das profissões mais nobres, uma vez que defende o estado democrático de direito, a cidadania, a moralidade e a Justiça. A Justiça, aliás, começa com a advocacia, no momento em que alguém se sente lesado e procura um advogado ou advogada para postular seu direito.

Senhoras e Senhores, a OAB não pode servir a nenhum interesse pessoal ou político-partidário. A missão institucional da OAB, de acordo com o artigo 44, da Lei 8.906/94 é defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. A OAB deve ser apartidária, imparcial, independente e deve ter como bandeira a luta pelos direitos de seus membros. Nesse contexto, quero ressaltar a importante conquista para a advocacia brasileira, obtida no último dia 03 de junho, com a publicação da Lei 14.365/2022, que atualiza o Estatuto da Advocacia.

O Presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, destacou que a lei, “é resultado do trabalho conjunto da diretoria do Conselho Federal com presidentes de seccionais, conselheiras e conselheiros federais e seccionais, membros de comissões e de caixas de assistência”. Importante destacar que o Presidente Beto Simonetti, juntamente com o vice-presidente Rafael Horn, estiveram no Palácio do Planalto para discutir os pontos do projeto e viabilizar a sanção do texto. É dessa OAB que precisamos. Uma OAB atuante, combativa e que defenda, incansavelmente, nossas prerrogativas.

Senhores advogados, senhoras advogadas: faremos o possível para não errar, porém, tenham em mente que só erra quem faz. E, sobre isso: tentar, acertar, errar e, talvez ser objeto de críticas, peço licença para fazer referência ao discurso proferido pelo ex-presidente dos Estados Unidos da América, Theodore Roosevelt, em Paris, em 23 de abril de 1910 que diz o seguinte: “Não é o crítico que importa; nem aquele que aponta onde foi que o homem tropeçou ou como o autor das façanhas poderia ter feito melhor. Todo o crédito pertence ao homem que está de fato na arena; cujo rosto está manchado de poeira, suor e sangue; que luta bravamente, que erra, que decepciona, porque não há esforço sem erros e decepções; mas que, na verdade, se empenha em seus feitos; que conhece o entusiasmo; que se entrega a uma causa digna, a uma causa justa; que, na melhor das hipóteses, conhece no final o triunfo da grande conquista e que, se fracassar, pelo menos falha ousadamente, de modo que o seu lugar jamais será entre as almas tímidas, que não conhecem nem a vitória, nem a derrota.”

Ainda nesta mesma tônica, peço licença para citar uma fala do ilustríssimo sempre presidente da OAB-PR, Alberto de Paula Machado, que disse: “A história guardará, para a crítica ou elogio, aquilo que nós fizemos. Ela não registrará as nossas intenções”.

Bom, já encaminhando para o fim da minha fala, peço licença para fazer alguns agradecimentos. Agradeço a minha Diretoria: Giuzeila, Dalila, Jeferson e Alexandre, por terem aceitado o convite para esta árdua, mas gratificante, missão. Agradeço os conselheiros e as conselheiras que também aceitaram o convite para este importantíssimo cargo. Agradeço aos membros das inúmeras comissões que já formamos. São vocês o elo de ligação com todos os advogados e advogadas desta subseção. Agradeço aos meus amigos e colegas de escritório…. aos sócios da
firma. Hermes Rathier, Valmir Sgarbi, Robson Mass e Edgar Lopes Junior, pelo suporte, pelo apoio e por cumprirem meus prazos quando estou a serviço da OAB.

Peço licença meus colegas, para fazer um agradecimento especial a uma pessoa de suma importância para mim: Dr. Hermes Alencar Daldin Rathier, que, inclusive, já presidiu a subseção de Francisco Beltrão por duas gestões. Comecei a trabalhar com o Hermes em 1993, como office-boy, quando eu tinha 14 anos. Em 1999 fui para Concórdia cursar Direito e ao final dos 5 anos do curso, voltei a trabalhar com ele, primeiro como parceiros e depois como sócios. Hoje tenho orgulho em dizer que sou eu quem administra o escritório onde comecei a trabalhar como office-boy. Hermes, me permita dizer o que penso de você: homem probo, de conduta ilibada, de uma sabedoria e humildade ímpares. Hermes, obrigado pelas oportunidades, obrigado pelos ensinamentos.

Agradeço a minha mãe, Dona Jurema Luvison, pela vida e pela criação. Quem diria, Dona Jurema, que chegaríamos tão longe. Agradeço, por fim, a minha família, pelo apoio e pela compreensão. Obrigado, Lediana, por ser esta mulher guerreira, batalhadora e por cuidar tão bem da nossa família. Obrigado, João Vítor e Lívia, por serem tão maravilhosos. Peço desculpas pela ausência que as vezes minha profissão e este cargo me impõem. Confesso que pensei em procurar algum poema ou alguma frase para os homenagear, meus filhos, mas, como eu já previa, não conseguiria recitar… então digo apenas que amo vocês mais do que tudo!

Finalizo minha fala dizendo aos senhores advogados e às senhoras advogadas desta subseção, o que digo aos meus clientes: “não posso prometer êxito… o que posso prometer é empenho, trabalho sério, árduo e ético, para que alcancemos o objetivo.” Muito obrigado e viva a Advocacia!