Em nova deliberação, parte dos estudantes decide manter ocupações. OAB segue acompanhando

Integrantes das comissões de Defesa dos Direitos Humanos e da Criança e do Adolescente da OAB Paraná estiveram neste sábado (29) no Colégio Estadual do Paraná para dialogar com os alunos que decidiram voltar atrás da decisão de deixar o prédio e manter a ocupação, após nova assembleia realizada com estudantes de outras escolas. Embora o movimento estudantil tenha decidido permanecer no colégio, um número significativo de alunos que participavam da ocupação já deixou o prédio neste sábado.

O Conselho Tutelar determinou que novas autorizações dos responsáveis pelos adolescentes fossem solicitadas, inclusive sobre a ciência dos pais de que há ordem judicial determinando a reintegração.

A OAB esclareceu os estudantes sobre a multa diária de R$ 10 mil dirigida aos pais dos adolescentes e também sobre a possível responsabilização penal e civil dos responsáveis, em virtude de autorização para descumprimento da ordem judicial de reintegração de posse.

De acordo com o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Alexandre Salomão, a OAB continuará participando de diálogos que tenham por objetivo o restabelecimento das atividades educacionais no Paraná. “A Diretoria da OAB Paraná já colocou a entidade à disposição para promoção de um amplo debate com estudantes, pais, professores”, disse.

A OAB Paraná estará acompanhando, por meio das comissões da Criança e do Adolescente e de Direitos Humanos, o cumprimento das ordens judiciais de reintegração de posse, com o objetivo de resguardar a integridade física de todos os envolvidos, primando pelo diálogo e soluções pacíficas dos conflitos.