Em Ponta Grossa, incentivo à capacitação com recursos do Proex terá impacto principal na jovem advocacia

A OAB Ponta Grossa aposta em qualificação da advocacia para o crescimento profissional e, ao ser contemplada no Programa de Financiamento da Excelência na Advocacia Paranaense (Proex), está viabilizando uma iniciativa de capacitação em gestão de escritórios. A medida também deve integrar as demais subseções dos Campos Gerais e tem como público-alvo principal a jovem advocacia. Deste modo, além de impulsionar a carreira dos profissionais individualmente, o curso Gestão Estratégica para Advogados também deve resultar na integração da advocacia da região.

O curso contará com quatro módulos. O primeiro será sobre Mercado, Estratégia e Gestão Geral do Escritório; o Módulo 2 tratará de Gestão de Serviços, Tecnologia e Controladoria Jurídica; o Módulo 3 será sobre Finanças e Precificação de Honorário; e o último módulo abordará Gestão de Pessoas, Carreira, Comunicação e Liderança. Na entrevista a seguir, o presidente da OAB Ponta Grossa, Jorge Sebastião Filho, explica como vai ser dar desenvolvimento do projeto contemplado pelo Proex.

A subseção avançou rapidamente na formulação dos projetos do Proex. Como foi o processo de elaboração das propostas?

A subseção já tinha o planejamento de alguns projetos e, com a ideia do Proex, imediatamente avançamos com o projeto apresentado para a seccional, que acabou sendo aprovado. A nossa proposta visa à integração entre as subseções dos Campos Gerais, seguindo as diretrizes da seccional.

Como a diretoria da subseção avalia o impacto desse investimento da seccional?

A diretoria avalia de forma muito positiva as iniciativas que vêm sendo tomadas pela seccional para proporcionar disponibilização de verbas para desenvolvimento de projetos locais e regionais, o que favorece o desenvolvimento de toda a classe.

Qual o impacto do projeto escolhido para a advocacia local?

O projeto da subseção de Ponta Grossa impacta diretamente toda a advocacia dos Campos Gerais, em especial a jovem advocacia, pois tem por objetivo fornecer subsídios na área de gestão de escritórios para que os advogados e advogadas possam ter maior segurança e se tornar empreendedores em suas carreiras.

Quais ações da subseção estão em curso para elevar o grau de engajamento da subseção com a advocacia local?

A subseção de Ponta Grossa vem atuando de forma intensa no desenvolvimento de projetos e ações visando à melhoria de condições para os profissionais, desde a oferta de cursos de aprimoramento, reestruturação dos espaços de trabalho (salas do fórum, cadeia pública, penitenciária), bem como desenvolvendo parcerias que possibilitem aos advogados o exercício das funções sociais da OAB junto à comunidade local, demonstrando a importância da advocacia para toda a sociedade.

Como surgiu a ideia de realizar o curso de gestão estratégica? Por que esse tema deve ser priorizado para a advocacia de Ponta Grossa atualmente?

O Curso de Gestão Estratégica surgiu em razão do interesse dos advogados em obter formação e informação em áreas diversas do Direito, que possam lhes propiciar maior segurança, agilidade, organização e projeção de suas carreiras, com o uso de ferramentas e estratégias profissionais e eficientes. Essa formação não integra as grades curriculares dos cursos de Direito e a grande maioria dos profissionais que ingressam no mercado de trabalho sente dificuldade para construir e alavancar o seu primeiro escritório e também para empreender em suas carreiras.