Empossada a diretoria da OAB Foz do Iguaçu

Em solenidade realizada nesta quinta-feira (7/7), o advogado Vitor Hugo Nachtygal tomou posse na presidência da OAB Foz do Iguaçu. Também foram empossados a vice-presidente Vanessa das Neves Picouto, o secretário-geral Fábio Alexandre Sombrio, a secretária-geral adjunta Ana Paula Niedzieluk Lisboa e a tesoureira Thaise Vieira Thomé Werri. A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, deu posse aos diretores. A seccional também esteve representada pelo vice-presidente Fernando Deneka e pelo diretor tesoureiro Luiz Fernando Pereira.

Em seu discurso, Marilena Winter destacou que a subseção é uma das maiores do Paraná, com mais de 2 mil profissionais ativos em Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu. “Depois de termos enfrentado tantos obstáculos, compartilho a alegria de estar aqui nesta noite. Os últimos anos foram marcadas por imensas dificuldades nos mais variados campos”, disse Marilena, apontando os desafios deixados pela pandemia.

“A pandemia nos trouxe o desafio de aprimorar nossa habilidade no uso das ferramentas digitais; de trabalhar em conexão, mesmo à distância; de planejar e aplicar protocolos sanitários; de manter nossos clientes bem atendidos e nossos colaboradores motivados; de intensificar o diálogo com magistrados, servidores e gerentes dos bancos depositários dos recursos judiciais para agilizar o pagamento dos alvarás; de lutar, quando chegou o momento, pela reabertura dos fóruns; de acompanhar a situação sanitária de todos e reivindicar reforço na atenção à saúde; de reunir forças para as muitas ações solidárias que pusemos em marcha”, enumerou.

Marilena também falou sobre os projetos da gestão, entre eles o chamado de Sexto Ano, com benefícios pensados para apoiar advogadas e advogados iniciantes. “E para olhar para aqueles que estão começando agora na advocacia seguiremos com a exemplar programação da nossa Escola Superior de Advocacia (ESA) e seus cursos disponíveis para interessados em qualquer lugar do Paraná – e do mundo”, reiterou. Também a defesa das prerrogativas da advocacia, o empenho para pleitear melhorias no primeiro grau de jurisdição e a luta pelos recursos para a advocacia dativa são causas que vão sempre merecer toda a atenção da seccional”, destacou.

O presidente da OAB Foz do Iguaçu destacou a honra de presidir a subseção e ressaltou seus objetivos, entre eles, o de buscar sempre mais a transparência, a modernização, a sustentabilidade, e continuar defendendo honorários dignos para a advocacia. Confira a íntegra abaixo.

Discurso - Vitor Hugo Nachtygal


Excelentíssima Senhora Presidente da OAB Paraná, Doutora MARILENA INDIRA WINTER;
Senhor Vice Presidente, FERNANDO DENEKA;
Senhor Tesoureiro, LUIS FERNANDO CASAGRANDE PEREIRA;
Ilustre Diretor LUCAS DANIEL VELASCO DA SILVA, representante da Caixa de Assistência dos Advogados;
Excelentíssima Senhora Prefeita de Santa Terezinha de Itaipu, KARLA GALENDE;
Senhor Presidente, NEANDRO LUNARDI;
Em seus nomes saúdo e cumprimento todas as autoridades, civis e militares, advogados, familiares, concidadãos e todos os convidados presentes.
São momentos históricos estes que vivemos, pois pelos seus próprios méritos e determinação da advogada Marilena Indira Winter, testemunhamos o mandato da primeira Presidente da OAB Paraná em seus 90 anos de existência.

Vivemos também o momento histórico de uma primeira eleição eletrônica on-line em nossa Seccional.
Eleição que demonstrou a possibilidade da conjugação do que há de mais moderno em termos de tecnologia, organizada de modo a cumprir com um dos mais antigos processos democráticos, a escolha de representantes.

E cumpriu com esse objetivo de forma eficaz.
Foi rápida, segura e confiável. Somos prova disso.
Aqui o resultado da eleição foi estabelecido por apenas um voto, e o simbolismo desse fato é extremo
.
Demonstra a importância do conjunto, em termos absolutos, e ao mesmo tempo a importância de uma única pessoa no conjunto, definindo, por si só, o resultado.

Recebemos a Subseção de todos os presidentes, suas diretorias e conselheiros que nos antecederam e a eles agradecemos pelos esforços de gestão realizados.

Ao Presidente NEANDRO LUNARDI, sua Diretoria e Conselho, que nos precederam, nosso reconhecimento pelo grande valor demonstrado em desafios inéditos e a firmeza de propósito mesmo diante de severas adversidades. Muito obrigado.

Esta não é uma obra individual e, nesta Presidência, sou a voz de todos.

Somos um coletivo, e unicamente a soma das intenções é que densificou a consciência de nos organizarmos.

Investidos da oportunidade de trabalhar pela Ordem, é novamente a união que permite reunir a energia necessária a impulsionar os esforços em busca da concretização das propostas sufragadas pela advocacia itaipuense e iguaçuense.

Somos gratos pela confiança, honrados pela oportunidade e cientes dos sacrifícios.

Agradeço a cada um dos Diretores e Conselheiros que ousaram sair da zona de conforto e se doarem a este ministério.

À Vice-Presidente VANESSA PICOUTO, batalhadora incansável, com muitos anos de serviços prestados à Ordem. É a irmã que a advocacia me deu e que a OAB agora consolida.

À Tesoureira THAÍSE THOMÉ WERRI, que não pôde estar aqui, além de ser a nosso porto seguro na organização financeira, é inovadora, pensa para o legado do amanhã.

À Secretária-Adjunta ANA PAULA LISBOA, inteligente, ponderada, sempre abrindo portas onde às vezes pensamos que as possibilidades se esgotaram.

FÁBIO SOMBRIO, fomos colegas de faculdade. Sei da tua determinação, da tua história pessoal de luta e dedicação ao Direito.

O Direito e a advocacia são as chaves que lhe permitiram a conquista de tua brilhante carreira profissional.

Aos meus queridos Conselheiros e Conselheiras digo: a nossa diversidade e a nossa falta de experiência é uma força, jamais fraqueza!

Agradeço à minha esposa, MARCILENE, que nesses 27 anos de vida em comum, eu sei, houve muitos momentos em que você poderia ter dito que as dificuldades eram muito difíceis, pesadas demais.

Mas não, você nunca desistiu. Nunca esmoreceu. Dedicou-se com os seus melhores esforços. Eu divido contigo o mérito deste momento. Muito obrigado.

Aos meus filhos, VICTORIA, aqui presente, advogada também, e o PEDRO, que tenham sempre luz e proteção divinas.

À minha mãe, IRENA, agradeço os longos anos de vida dedicados ao meu pai, meu irmão e à mim, muitas vezes em detrimento de seu próprio conforto e bem estar. À memória de meu pai que, por muito pouco, não pode estar conosco.

Agradeço às colaboradoras da OAB que de maneira totalmente dedicada, trabalham todos os dias no melhor interesse da advocacia e também prepararam com esmero este evento para todos nós.

Agradeço ainda à THAIS TAKAHASHI, ao MARCELO TRINDADE, ao JOEL DE LIMA e ao MARLUS ARNS, pelo apoio, incentivo, transmissão de experiências, debates e pelas críticas.

Agradeço também a muitos outros tantos que caminharam e caminham conosco, oram por nós. Todas as ajudas são importantes.

É tempo de agradecer, mas também de reassumir compromissos.

Reassumir o compromisso de proteger, com afinco, as prerrogativas da advocacia pondo-as a salvo do arbítrio, de abusos ou das limitações.

Compromisso de construir meios de ampliação do acesso à Justiça e caminhos consensuais à solução de litígios.

Defender o diálogo e o protagonismo do papel da advocacia na construção de uma comunidade mais justa e fraterna.

Compromisso de contribuir com soluções inovadoras, que possam servir tanto à formação profissional da jovem advocacia, na sua inserção no mercado de trabalho, quanto melhorar o sistema de justiça, com advogadas e advogados melhor preparados para operá-lo.

Ecoar, em nossa Subseção, iniciativas da Seccional no atendimento às demandas voltadas à evolução de garantias, como a Advocacia sem Assédio e o debate a respeito da perspectiva de gênero na aplicação do Direito.

Buscar sempre mais a transparência, a modernização, a sustentabilidade.
E continuar defendendo honorários dignos.
Conclamo todas advogadas e advogados a colocar a luta pelas nossas bandeiras acima de quaisquer outros interesses que porventura existam.

A advocacia precisa entrincheirar-se à volta dos ideais da profissão, a salvo das facções que a desunem, e acima dos egoísmos.

A OAB é a casa de cada um e de todos nós.
É onde encontramos ajuda quando precisamos, e digo, só para exemplo, os escritórios de uso compartilhado inaugurados na gestão passada, que têm sido de valor inestimável para o reinício profissional de muitos advogados neste período da pós-pandemia – se assim o podemos chamar. Temos a Caixa de Assistência, que promove ações visando a saúde e o bem estar dos advogados e cuja atuação mitigou até mesmo necessidades básicas nos calamitosos momentos da grave crise sanitária.

E o que dizer da ESA, ferramenta valiosíssima na continuidade do aprendizado e na preparação dos advogados para vencer os desafios técnicos da profissão.

Queridas e queridos,

Dirigir a Subseção de Foz do Iguaçu é a maior honra que nos foi confiada, e nela estamos empregando nossos melhores esforços, com coragem, responsabilidade e ousadia.

Muito obrigado!