Empossada a nova diretoria da OAB Dois Vizinhos

A nova diretoria da OAB Dois Vizinhos tomou posse na noite desta quinta-feira (11/4). Alexandre Henrique Guzzo estará à frente da presidência da subseção pelos próximos três anos. Foram empossados também o vice-presidente Gilmar Minozzo; a secretária-geral Valdinei Willian Wotrich; a secretária-geral adjunta Cristiane Pagnoncelli de Godoy; e a tesoureira Daniely Sabrina Simioni Ferreira Torres.

Assim como nas demais subseções, a cerimônia foi prestigiada pelo presidente da OAB Paraná, Cássio Lisandro Telles. A diretoria da seccional também foi representada pela secretária-geral adjunta, Christhyanne Regina Bortolotto e o diretor tesoureiro, Henrique Gaede.

A subseção congrega 181 advogados ativos que atuam em 7 cidades: Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, São Jorge D’Oeste e Verê.

Confira a íntegra do discurso do presidente da OAB Dois Vizinhos

Boa noite a todos

Excelentíssimo Senhor Doutor Cássio Lisandro Telles, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil –  Seção do Estado do Paraná.

É um prazer imensurável tê-lo em nossa casa comandante-mor das prerrogativas dos advogados de nossa nação.

Sinto-me muito feliz, orgulhoso e emocionado ao afirmar que durante esses três anos que estive à frente da OAB Subseção Dois Vizinhos, aprendi muito com o Vossa Excelência.

Recordo-me por quantas vezes lhe importunei em seu descanso, indagando-lhe sobre situações cotidianas, natural de um presidente em início de função com tamanha responsabilidade assumida frente à magnitude deste órgão de classe, podendo dizer com toda clareza que após ouvir seus sábios conselhos, os problemas que se mostravam tão grandes foram facilmente por mim resolvidos.

Em seu nome cumprimento a todos os seletos advogados empossados nesta noite para o triênio 2019/2021 frente à subseção Dois Vizinhos, que foram escolhidos para desempenhar suas funções enquanto dirigentes de Ordem, desejando-lhes uma atuação aguerrida e responsável frente ao nosso órgão de classe, bem como cumprimento a todos os integrantes da diretoria da seccional que compõem está mesa e os demais que se fazem presentes nesta solenidade.

Queridas advogadas, lhes cumprimento em nome de nossa delegada da Caixa de Assistência da Ordem dos Advogados do Brasil, Dra. Jocelani Pinzon, pessoa da qual muito estimo e admiro por sua seriedade e competência.

Queridos advogados, cumprimento lhes em nome de nosso Conselheiro Estadual Dr. João Israel Pereira Pinto, pessoa que merece meu respeito por seu profissionalismo, bem como por suas atuações como dirigente de Ordem, com o qual dividi por seis anos responsabilidades enquanto dirigentes em nossa OAB.

Ilustríssimo senhor Dr. Fabiano Augusto Piazza Baracat, presidente da Caixa de Assistência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná, em seu nome cumprimento todos os presidentes e as presidentes de subseção de todo o Estado bem como todos os delegados e delegadas da Caixa de Assistência aqui presentes.

Excelentíssima Senhora Dra Divângela Précoma Moreira Kuligowski, Juíza Estadual, Diretora do Fórum da Comarca de Dois Vizinhos, em seu nome cumprimento todos os membros do poder Judiciário, Ministério Público, Delegados, bem como todos os serventuários da justiça aqui presentes;

Ilustríssimo Sr. Raul Isoton, Prefeito Municipal do Município de Dois Vizinhos, em seu nome cumprimento todos os membros do poder executivo e legislativo presentes nesta solenidade.

De maneira muito especial, cumprimento a todas as demais autoridades já nominadas inicialmente, mesmo as que por descuido se fazem presentes e não tenham sido citadas.

Senhoras e Senhores amigos e familiares aqui presentes:

Segundo nossa Carta magna, em seu Artigo 133 temos que: o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.

É indubitável o fato de que na conjuntura atual o papel do guardião do direito, o advogado, em torno de sua entidade combativa, a OAB, tem se destacado como principal arma na luta pela democracia. Onde todos podem participar e discursar suas ideias. Dispensando o radicalismo e fundamentalismos desnecessários que causam discórdias e injustiças em nosso meio.

Vivemos dias sombrios num País que navega nas águas turvas da desesperança, onde se impõe um clima de luta pela defesa de tantos direitos aviltados, de luta pela manutenção da dignidade do Poder Judiciário, e pela reconstrução da qualidade dos cursos superiores de direito, que vêm sendo criados de maneira desenfreada, o que caracteriza notoriamente o estelionato educacional em nosso pais.

O Brasil precisa de que “cada um cumpra seu dever”, honrando a Pátria, gozando de seus direitos, mas, acima de tudo, cumprindo suas obrigações, valorizando os direitos até aqui adquiridos e lutando pelo alcance de novas conquistas que exaltem a figura do cidadão como agente social.

E nós como advogados amantes da nossa profissão, capacitados juridicamente em face de nossa formação acadêmica e de um treinamento cotidiano a que o exercício profissional nos impele, podemos discernir e influir de forma mais eficiente e eficaz na busca pela Democracia e pela Justiça.

Assim exposto, convoco a todos para que, diariamente, cumpramos nossa obrigação de forma incansável! De modo especial me dirijo aos colegas iniciantes dando-lhes boas vindas e os convocando a assumir com vigor o papel do jovem advogado tendo em mente o fato de que a OAB como instituição que nos representa, sempre foi uma guerreira frente as lutas pela dignidade da classe e pela justiça para todos.

Prova disso foi a criação da Advocacia Dativa em dezembro de 2015 com a participação decisiva da OAB, o que evidencia-se no número de inscritos no convênio, que totalizam, hoje, 26% dos advogados ativos no Paraná que, além de proporcionar benefícios à população carente, para que esta tenha acesso a justiça de forma gratuita, traz auxílio a todos os profissionais da área, iniciantes ou não, lhes proporcionando uma garantia ainda mais digna em suas rendas, deixando notórias as dificuldades enfrentadas na advocacia privada. Então, colegas saibam que desta forma não estão sozinhos a OAB tem extrema preocupação com o engajamento do advogado no início de sua vida profissional.

Com muito orgulho e satisfação saúdo os membros da diretoria triênio 2016 – 2018:

Moacir Antonio Peron, Valdinei Willian Wotrich, Glaucea Moreto Sartoreto, Jair Frederico Galvan Filho, muito obrigado pelo apoio e dedicação. Obrigado por não terem poupado esforços em nossa incansável luta diária, sempre buscando o cumprimento aos anseios de nossa classe. Uma salva de palmas.

E convoco nessa noite tão especial, que marcará para sempre nossa história os advogados que serão empossados para assumirem a gestão 2019/2021, para que trilhemos esse caminho esplendoroso de nossa classe fazendo jus aos votos recebidos, e reverenciando, ainda, os membros que compõem as diversas comissões recentemente criadas em nossa subseção.

Temos muito a fazer:

– O aviltamento dos honorários, prática está exercida infelizmente por muitos profissionais e pelos grandes escritórios que arriscam a exploração absurda e irresponsável ferindo assim a disciplina e a ética profissional;

– A visível tentativa de desmerecimento do trabalho do advogado;

– A Falta da estrutura do judiciário, lentidão nos julgamentos por falta de servidores e magistrados, principalmente nas comarcas do interior;

– Desrespeito total com as prerrogativas. Somos muitas vezes desrespeitados com o que nos é garantido em lei. Autoridades e instituições que não entendem ou não querem entender que nossas prerrogativas são direitos conferidos constitucionalmente pela lei e não são apenas privilégios.

Mesmo com tantos obstáculos que enfrentamos diariamente, devemos sempre valorizar as conquistas alçadas mesmo que não na velocidade que desejamos.

Iniciamos este triênio com excelentes palestras ministradas na sede da subseção, com adesão em expressivo número de participantes, podendo afirmar que teremos no que depender de nossa comissão de estudos e ensinos jurídicos juntamente com nossa diretoria, plena atividade para toda a gestão.

E já que estamos falando em conquistas a palavra de hoje é gratidão. Gratidão a seccional que sempre nos atendeu em todas as nossas necessidades.

– Conquistamos a revitalização da sala dos advogados no Fórum com aquisição de ar condicionado, móveis, computadores, bebedouro de água e impressora.

– Na sede da OAB recebemos poltrona para recepção, bebedouro de água, ar condicionado para o auditório, cadeiras, fogão, televisão, ar condicionado, aparelho de som, micro-ondas, pratos e outros utensílios para a área de convivência a fim de melhor servir o advogado.

Agradecer ao nosso ilustríssimo delegado Dr. Joselito pela iniciativa em requisitar junto a OAB a revitalização de um espaço na delegacia para que os advogados sejam bem servidos enquanto estiverem atendendo aos presos. A OAB sem medir esforços mais uma vez prontamente atendeu e fomos contemplados pela seccional com a mobília necessária, bem como ar condicionado para o local.

Agradecer os nossos representantes do poder judiciário, magistrados, membros do ministério público e serventuários da justiça pela total harmonia e respeito entre OAB e os citados, uma vez que sempre mantivemos um bom diálogo em busca da melhor solução aos problemas inerentes a justiça em nossa subseção. Que assim continue.

Foram três anos de muito aprendizado ao qual o convívio com os 48 presidentes, conselheiros e toda a diretoria da seccional do Paraná me capacitaram e me encorajaram a assumir mais esses três anos frente a essa subseção.

Aprendi muito com nosso ex-presidente José Augusto Araújo de Noronha, atual Diretor Tesoureiro do Conselho Federal da OAB pessoa incansável e obcecada pelos anseios da Ordem.

Aprendi muito com nosso atual presidente Cassio Lisandro Teles pessoa de caráter inigualável maior defensor nacional das prerrogativas dos advogados motivo pelo qual é chamado de o Advogado dos advogados.

Airton Molina conselheiro federal, não poderia deixar de citar pessoa com quem sempre tive muita afinidade enquanto ocupou a vice-presidência da seccional, sendo sempre muito solícito as nossas necessidades, gratidão eterna.

Essas pessoas foram porto e farol como sempre afirmou Noronha. Esses anos todos conheci e convivi com uma OAB família sempre de portas abertas para ouvir os clamores da advocacia do interior, vi a tamanha preocupação e dedicação com que esses dirigentes lutam pela justiça, criamos laços que jamais serão esquecidos.

Deixei de participar de muitos momentos em família e compromissos pessoais cumprindo sempre as agendas estipuladas por este órgão. Mas de nada me arrependo, pois, a OAB me tornou ainda mais apaixonado pela advocacia. Esta abdicação me fez crescer enquanto pessoa e profissional.

Por fim, quero fazer um agradecimento a minha família, meus pais Valdair e Neusa Guzzo, sogra, irmãs, sobrinhos e sobrinhas, e cunhado aqui presentes, mas de maneira especial a minha esposa Ana Cristina e as minhas filhas Gabriela, Isadora e Alexandra, minhas princesas a quem devo eterna gratidão, por entender os compromissos por mim assumidos, sempre com muita paciência diante das ausências, e como se não bastasse tamanho amor dedicado a mim, me auxiliam de forma incansável em todos os eventos realizados em nossa subseção.

Amo muito vocês.

Obrigado.