Empossada Comissão de Defesa dos Honorários Advocatícios

A Comissão de Defesa dos Honorários Advocatícios tomou posse nesta quinta-feira (25). A advogada Débora Ling assume a presidência da comissão, que tem entre seus objetivos a valorização da advocacia paranaense. A sessão foi conduzida pela vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.

“As comissões constituem o espírito do nosso trabalho. Defender os honorários significa defender a dignidade da advocacia”, pontuou Marilena Winter. “A defesa dos honorários é algo muito amplo, são ações preventivas, atitudes de resposta a violações de prerrogativas essenciais. Há a realidade do advogado iniciante, a realidade do advogado que tem mais tempo de carreira. A frente de atuação é enorme”, afirmou a vice-presidente da seccional.

Com caráter multidisciplinar, a comissão atuará com foco nas várias demandas da advocacia. “Iremos focar nas questões mais atuais. Hoje temos um problema sério com a advocacia pública, que enfrenta uma resistência da Procuradoria Geral da República, que acabará passando para todas as instâncias. Também serão prioridade as demandas relativas à advocacia dativa”, disse.

A presidente da comissão adiantou também que o grupo irá elaborar uma campanha de valorização dos honorários advocatícios, de não aviltamento de honorários e respeito ao piso ético. “Além disso, terá atenção a aplicação do artigo 85 do CPC, que trata dos honorários de sucumbência e sua aplicação nas sentenças. A ideia é expandir as ações para o interior, abrangendo toda a advocacia paranaense”, afirmou.

A comissão é composta ainda pelos advogados Ricardo Lobo (vice-presidente), Álvaro Rotunno (secretário), Amanda Barreto, André Castilho, André Luis da Silva, Catia Graciele Gonçalves Ferrari, Consuelo Guasque, Débora Sombrio, Fernando Yuji Ribeiro Suzuki, Giovanna Alves Cim, Guilherme Lucchesi, João Guilherme Duda, José Roberto Ramos de Almeida, Juliane Andréa de Mendes Hey Melo, Kelly Cristina de Souza, Larissa Stela Boldrini, Laura Garbaccio Vianna Erzinger, Liziane Blaese Cardoso Machado, Luiz Guilherme Muller Prado, Marcos Pessoa de Carvalho, Pierre Lourenço da Silva, Sania Stefani, Valdir Fogassa Junior, Valter Candido Domingos e  Maurício Guedes (membro consultor).