ESA entrega curso in company elaborado exclusivamente para a Copel e lança nova forma de atuação

Representantes da Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB Paraná entregaram à equipe jurídica da Copel nesta segunda-feira (22) um certificado que registra a finalização e disponibilização do curso in company produzido exclusivamente para a empresa. Participaram da solenidade a coordenadora de Direito Privado da ESA, Marília Pedroso Xavier, o coordenador de Direito Público, Francisco Zardo, o gestor da ESA, Rogério Chiumento, o diretor jurídico e de relações institucionais da Copel, Eduardo Vieira de Souza Barbosa, a gerente de Divisão do Núcleo de Direito Civil e do Consumidor da Copel, Michele Suckow Loss, e o superintendente jurídico, Hélio Richter.
A formação foi voltada para colaboradores do setor jurídico da empresa e teve como tema recursos aos tribunais superiores. Foram oito aulas, ministradas em vídeo pelo professor Luiz Henrique Krassuski Fortes. O curso já está disponível na plataforma da ESA para os colaboradores da empresa que estão cadastrados. Essa foi a primeira iniciacitiva in company da escola.
“Para a ESA é um momento muito especial, um momento que representa uma vitória institucional. Inaugura-se um novo capítulo, uma nova forma de atuação, com a aproximação da escola de departamentos jurídicos de instituições públicas e privadas”, ressaltou Marília, lembrando também a atuação da coordenadora-geral da ESA, Adriana D’avila.
“O curso foi elaborado para que o departamento jurídico da Copel possa ter os mais atualizados conhecimentos sobre recursos a tribunais superiores, foi pensado como se fosse uma alfaiataria, de acordo com as necessidades da empresa. Nesse formato, vamos em busca de professores com o exato conhecimento para atender à demanda, que tenham tanto o conhecimento teórico quanto a vivência prática. Nessa experiência inicial, foi um tema muito instigante e ficou muito bem alinhavado. Com isso, realizamos um curso que não é encontrado no mercado e com alto nível de excelência. Tivemos a satisfação de entregar algo sob medida, de acordo com as necessidades”, conclui a coordenadora de Direito Privado.

Simbiose

Zardo ressaltou como os perfis das duas entidades contribuiu para que a iniciativa desse certo. “Essa parceria teve tudo para dar certo. As duas instituições têm função social. A Copel tem toda a expertise da iniciativa privada e, ao mesmo tempo, tem sua função social. É uma simbiose perfeita”, observou.
Barbosa destacou a importância da parceria: “Agradecemos em nome da Copel. Que seja o pontapé para outros cursos. Que seja o primeiro de muitos. Sabemos do trabalho sério e essencial para a advocacia que a ESA desempenha”, celebrou o diretor jurídico. Ele pontuou ainda que a credibilidade e capacidade da escola fazem com que os profissionais se sintam prestigiados. “Os cursos a distância facilitam durante a pandemia, pois é uma maneira de prestigiar os colaboradores que estão em home office para que se sintam lembrados e vejam que estamos olhando para eles”, afirmou.
Michelle relatou que foi feita uma pesquisa sobre quais seriam os pontos de maior necessidade dos advogados da Copel para que se definisse o tema do curso e que agora todos estão ansiosos e com grandes expectativas para assistir às aulas.
Para Richter o cuidado com a capacitação mostra como a valorização da advocacia se dá também pela capacitação dos profissionais.