ESA reúne alunos e instrutores do curso de formação de conciliadores e mediadores

A Escola Superior de Advocacia (ESA) promoveu na última quinta-feira (5) um encontro com alunos das três turmas do curso de formação de conciliadores e mediadores judiciais em 2020. A reunião marcou a celebração do Dia Estadual do Mediador e Conciliador, judicial e extrajudicial, data instituída para homenagear os profissionais que atuam para resolver conflitos de forma pacífica e consensual.

A coordenadora de Direito Privado da ESA, Marília Pedroso Xavier, destacou tratar-se do primeiro dia oficial em que se comemora a data, instituída pela Lei Estadual nº Lei 20.231/2020. “Faço uma saudação muito especial a todos vocês. Não há nada que nos realize mais do que o sucesso e o reconhecimento do trabalho dos colegas”, afirmou.

A advogada enalteceu o fato de que os cursos promovidos nesta área pela ESA expandiram horizontes profissionais para vários advogados paranaenses em diversas cidades do Estado: “Com muita satisfação vimos esse movimento de uma cultura de pacificação dos conflitos chegando em comarcas que não contavam com nenhum profissional capacitado. Já era um desejo da advocacia e dos jurisdicionados poder se valer da autocomposição e agora isso já é possível. Aos poucos, essa mensagem vai chegando em cada vez mais lugares e sensibilizando mais pessoas”, frisou.

“Acredito que conseguimos extrair o que existia de melhor. Nós, instrutores, tínhamos muitas ressalvas quanto ao formato online, não queríamos obstaculizar o acesso ao conhecimento, mas ao mesmo tempo era importante que o conhecimento fosse qualitativo. Percebemos em algum momento que a pandemia – lamentavelmente – vinha para ficar, e o próprio Poder Judiciário também precisava ter um corpo muito bem informado de profissionais que já tivessem formação para atuar no formato virtual”, disse.

A ESA foi credenciada em 2020 pelo Tribunal de Justiça do Paraná para ministrar cursos de mediação e conciliação, com diplomação reconhecida pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ. A medida foi implementada por meio de convênio com a 2ª. Vice-Presidência do TJPR, na época dirigida pelo atual presidente do Tribunal, desembargador José Laurindo de Souza Netto.