ESA ultrapassa a marca de 104 mil inscrições em 30 meses

A Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Paraná superou a marca de 104 mil inscrições ao longo dos 30 meses da atual gestão. Nesse período a ESA registrou um total de 58.033 alunos, o que resulta em uma média de dois cursos por pessoa. As mulheres responderam por 59% das inscrições e os homens por 41%. A advocacia iniciante predomina entre os inscritos, com 47% de participação. A missão de capacitar os profissionais fica evidente diante desse dado e do fato de que 70% dos alunos da ESA têm entre 26 e 45 anos, sendo a faixa de até 30 anos a mais expressiva.

Embora os paranaenses sejam 84% dos inscritos, a ESA tem em seu cadastro alunos de todos os estados brasileiros, do Distrito Federal, e também de outros países – Estados Unidos, Peru e Portugal. Depois do Paraná, os estados com maior representação entre os alunos são São Paulo (4%), Minas Gerais (2%), Santa Catarina (2%) e Rio Grande do Sul (1%).

Desde a implantação dos cursos EAD, em maio de 2019, foi registrada maior adesão da advocacia do interior, sendo raros os meses em que o volume de inscrições da capital superou aquele gerado nas subseções. Tomando-se em conta a proporção por inscritos, as subseções com maior número de inscritos nos cursos da ESA são Colombo, Lapa, Irati, Marechal Cândido Rondon e São José dos Pinhais.

Dos 651 cursos realizados, 316 foram presenciais, 150 na modalidade de ensino a distância e 185 em transmissões ao vivo pela internet. Além dos cursos, a ESA realizou 10 grandes eventos. Na modalidade a distancia os cursos mais acessados foram o de formação prática para a advocacia, o que tratou de corrupção e administração pública no Brasil e o curso sobre tutela de urgência. Dentre os cursos ao vivo com transmissão on-line tiveram maiores procuras o de direito tributário, o de capacitação da advocacia iniciante e o de introdução à advocacia corporativa.

Programação

Além da programação mensal (acesse aqui), a ESA está oferecendo com destaque o 2º Ciclo do Programa de Mentoria, organizado em cooperação com a Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Computacional (confira neste link) e o curso de pós-graduação on-line oferecido em parceria com a Escola da Magistratura Federal do Paraná (Esmafe-PR) sobre Privacidade e Proteção de Dados, com carga de 360 horas e conclusão em 6 meses (saiba mais aqui).

Três grandes eventos estão sendo preparados pela escola para os próximos meses. O primeiro deles será o 2º Simpósio Internacional de Saúde, a ser realizado no dia 11 de setembro. Depois, nos 5 e 6 de outubro, a ESA promove o IV Congresso de Direito Empresarial. Em novembro, nos dias 9 e 10, o evento de destaque é o Congresso de Responsabilidade Civil.

Confira neste pdf informações detalhadas sobre a performance da ESA.