Foz do Iguaçu recebe congresso da advocacia ibero-americana

De hoje até sábado, Foz do Iguaçu será a capital da advocacia ibero-americana. É na cidade paranaense localizada na tríplice fronteira entre Paraguai, Argentina e Brasil que começa esta noite o XXIII Congresso da União Ibero-americana de Colégios e Ordens de Advogados (UIBA). A organização internacional engloba instituições de advogados de 22 países da América do Sul, da América Central, de Portugal e da Espanha.
O evento, a ser realizado no centro de convenções do Hotel Bourbon, contará com a presença do presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha. Em janeiro, Noronha recebeu Carlos Alberto Andreucci e Roberto Busato, respectivamente presidente e vice-presidente da UIBA, para tratar de detalhes do conclave.

Volta ao Brasil

A última vez que o Brasil recebeu o evento foi em 1999, tendo Fortaleza como sede. Outra novidade é o comando latino-americano da instituição. Por 42 anos a UIBA foi presidida sucessivamente por dois espanhóis, e desde maio de 2017 tem uma diretoria composta por um argentino na presidência, um brasileiro na vice-presidência, além representantes do México, Panamá, Equador e Chile.
A programação do encontro prevê debates sobre os desafios da advocacia frente aos erros da democracia. “Desafios como a corrupção exigem um combate decidido, contra o delito e a favor da transparência. Um dos aspectos centrais dos debates será a análise da corrupção nas eleições, financiamentos de campanhas, voto popular, revogação de mandatos”, destaca Andreucci.

Relevância

Roberto Busato, ex-presidente nacional da OAB, destaca que os temas em pauta são relevantes para vários países representados pela UIBA, inclusive do Brasil. “São questões cotidianas tanto na sociedade brasileira quanto em escala mundial. A discussão envolve nossa profissão porque o advogado é um agente de transformação social”, pontua o advogado paranaense.
“Depois de quase duas décadas o Brasil volta a ser sede de uma conferência da UIBA. É uma honra para a advocacia paranaense receber um evento dessa grandeza. Estou seguro de que os debates travados nos próximos dias darão grande contribuição para a discussão de temas atuais. Serão um meio para vermos com clareza questões que nos desafiam tanto no Brasil quanto dos demais países ibero-americanos”, declara o presidente da OAB Paraná.

Foto: Agência Estadual de Notícias

Programação

Confira as principais atividades do Congresso

2 de maio 20 horas – abertura

3 de maio 10 horas – Reunião de delegados 13h30 – Democracias, transparência e combate à corrupção: corre risco o Estado de Direito? 17h – Mudança climática e meio ambiente: consequências e função da advocacia ibero-americana

4 de maio 9h – Reunião de Conselho de Delegados 13h30 – Direitos Humanos e Acesso à Justiça: vigência efetiva? Discriminação, exclusão e novas formas de escravidão – objetivos e ações para a advocacia e a sociedade 17h – Advocacia e arbitragem: os desafios ibero-americanos

5 de maio 10h – Novas tecnologias e o Direito: realidades, oportunidades e desafios 13h30 – Previsão e seguridade social da advocacia ibero-americana: experiências e possibilidades 17h – Assembleia Geral 20h – Ato de encerramento