Francisco Beltrão recebe VII Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Paraná

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, abriu na tarde desta quinta-feira (4) os trabalhos do VII Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Paraná, realizado em Francisco Beltrão. Também compuseram a mesa de abertura o vice-presidente da seccional, Fernando Deneka, o diretor tesoureiro, Luiz Fernando Pereira, a diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério, as conselheiras federais, Graciela Marins e Silvana Niemczewski. e o presidente da subseção, Douglas Luvison. Integraram ainda a mesa a coordenadora de Comissões, Rafaela Küster, e o vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), Italo Tanaka Junior.

“Estamos com grande disposição para trabalhar os temas propostos por vocês”, disse Marilena ao dar início ao evento e explicar que a dinâmica iria priorizar temas de interesse dos presidentes das subseções.

O presidente da OAB Francisco Beltrão deu as boas-vindas a todos os participantes. “É uma grande satisfação recebê-los em Francisco Beltrão. Nos quase 42 anos da nossa subseção, é o primeiro colégio realizado aqui. Pedi à doutora Marilena que pudéssemos sediar essa edição e ela atendeu. Agradeço muito por isso”, disse Luvizon. Ele também agradeceu o engajamento dos demais membros da diretoria local, que ajudam sempre e trabalham realmente juntos nessa gestão.

Saudações

Deneka destacou o empenho e o engajamento da advocacia da subseção, ao lembrar do momento da inauguração da sede de Francisco Beltrão. “Lembro da garra que a diretoria teve para concluir a obra a tempo da inauguração. Foi uma demonstração de união desta subseção, que é uma grande companheira das lutas e das batalhas da OAB”, relatou o vice-presidente.

Em sua saudação, Ítalo Tanaka falou dos propósitos comuns entre os presidentes. “Viemos de todos os cantos do estado. O que nos  une é a OAB”, disse, desejando sucesso aos participantes do Colégio.

“Espero que tenhamos um colégio muito profícuo, agradecendo à nossa presidente Marilena e ao presidente Douglas, pela receptividade, que começou muito bem”, afirmou Pereira.

Silvana observou que há muitas preocupações comuns, mas há também diferenças de acordo com a região do estado. “Somos todos advogados, mas cada um tem suas dificuldades. Contem sempre com a gente”, disse a conselheira federal.

Graciela Marins relembrou com carinho a memória de que morou na cidade durante um ano na década de 1970. “Esses eventos são uma oportunidade de integração, para conversarmos e trocarmos ideias”, ressaltou a conselheira federal.

Rafaela Küster relembrou que, em 2023, Beltrão foi sede de um dos eventos prévios da 8ª Conferência da Advocacia Paranaense, com a casa cheia. “Estarmos aqui reunidos mais uma vez é uma honra”, sintetizou.

Jovem advocacia

A diretora da Jovem Advocacia, além de sua saudação inicial, apresentou alguns pontos abordados durante o Colégio de Presidentes de Comissões da Advocacia Iniciante, realizado em dezembro de 2023. Uma das ações é a elaboração de uma cartilha com um protocolo de segurança para os jovens profissionais. “Muitas vezes, o jovem advogado, pela boa fé ou até inexperiência, se coloca numa situação de vulnerabilidade. Pretendemos levar esse ponto para discussão na Conferência Nacional da Jovem Advocacia, porque entendemos que deve ser uma preocupação de todos”, disse Fernanda Valério.

A diretora também informou sobre as reuniões mensais realizadas entre os presidentes das CAIs da seccional e das subseções e o programa de capacitação de lideranças. Destacou ainda o trabalho desenvolvido pelas comissões do interior e a oportunidade de fala dada à jovem advocacia na atual gestão.

Segurança

Fernanda Valério, que atua na área do Direito Previdenciário, repassou informações sobre reuniões das quais tem participado com a Justiça Federal. Alertou que a partir de 2 de maio, o acesso ao e-Proc se dará por meio do duplo fator de autenticação, um novo procedimento para garantir mais segurança ao sistema. Também lembrou que está tendo início a segunda fase do projeto Tramitação Ágil, com a automatização de vários eventos do e-Proc. “Afinamos o diálogo com a Justiça Federal e isso tem trazido muito benefícios aos jurisdicionados”, disse.

Deneka reiterou a importância de a Justiça Federal implementar medidas de segurança, diante do grande número de fraudes que têm ocorrido. “São pequenas travas com as quais os advogados vão ter que se adaptar, mas é muito melhor ter um sistema como esse”, afirmou.

O vice-presidente também enfatizou a necessidade de conscientização da advocacia para fazer a sua parte no combate ao golpe do falso advogado. “Transmitam esse apelo aos profissionais de suas subseções para que alertem seus clientes e mantenham com eles um canal seguro de comunicação. A OAB e a polícia somente não conseguem fazer frente aos golpes e aos estelionatários”, disse Deneka.