Galeria de ex-presidentes da OAB-PR no Edifício Maringá ganha placa em homenagem ao advogado Cássio Telles

A galeria de ex-presidentes da OAB Paraná no Edifício Maringá ganhou nesta quarta-feira (24/5) a placa em homenagem ao advogado Cássio Telles, que esteve à frente da seccional na gestão 2019-2021. O evento, realizado no 12º andar do espaço, contou com a participação de integrantes da diretoria da seccional, da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), da OABPrev-PR, do Instituto dos Advogados do Paraná e do Conselho. 

Ao saudar o homenageado e os presentes, a presidente da OAB Paraná Marilena Winter,  enalteceu a dedicação de Telles à advocacia brasileira. “Quando falo no Paraná as pessoas lembram de Cássio Telles. Você deixou uma marca em tudo o que fez, é uma pessoa que faz a diferença. Nós testemunhamos isso. É reconhecido Brasil afora, a advocacia se sente representada por você”, disse. “É por este motivo que não poderíamos nos furtar a mais esta singela homenagem”, completou. 

O secretário – geral da CAA-PR, Alziro da Motta Santos Filho, fez a saudação em nome da entidade. O advogado endossou as palavras da presidente Marilena Winter a agradeceu o empenho e a dedicação de Telles às pautas da advocacia.

O secretário-geral da OAB Paraná,  Henrique Gaede, destacou a postura de Telles durante a pandemia. “Em março de 2020 não tínhamos nenhum horizonte, e você foi propondo soluções e construindo saídas”, frisou. “Você é uma grande inspiração para a advocacia”, resumiu.

A mesma admiração é compartilhada pelo diretor tesoureiro Luiz Fernando Pereira, que enalteceu a entrega, a seriedade e o comprometimento de Cássio Telles com o trabalho. Ele contou que essas características o marcaram quando conheceu o homenageado à época em que ele presidia a Câmara de Direitos e Prerrogativas, na gestão 2013/2015. 

Para o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, Guilherme Brenner Lucchesi, “toda homenagem é pouco ao que Cássio Telles representou em prol das prerrogativas e pautas da advocacia”. 

Agradecimentos

Cássio Telles agradeceu a homenagem e destacou a união e o companheirismo que marcaram a gestão 2019-2021. “Apesar do momento difícil que passamos com a pandemia, essa foi a característica que marcou o período”, disse.

“Vejo a minha vida como um quadro que estou pintando, e nele o que mais aparece são pessoas sorrindo, ou de mãos dadas, abraçadas. Se eu perceber que alguém não está assim, minha tarefa é ajudar a melhorar”, afirmou.

“Tudo é uma obra coletiva e se resume a essa pintura que estou trabalhando, da qual me orgulho demais”, disse, enaltecendo o importante papel dos demais diretores e conselheiros que o acompanharam durante a gestão. “Sem eles, não conseguiria levar a OAB como levei”, afirmou.

Trajetória

Antes de assumir a presidência da OAB Paraná, Cássio Telles foi conselheiro federal e, na gestão do presidente nacional Cláudio Lamachia (2016-2018), foi vice-presidente e depois presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas. Foi quando lançou o projeto Caravanas das Prerrogativas, pelo qual visitou inúmeras regiões do país, de norte a sul, participando de atos de desagravo, encontros, debates e eventos, entre outras iniciativas pela defesa das prerrogativas profissionais e pela valorização da advocacia.

Atuou como vice-presidente da OAB Paraná na gestão do advogado Juliano Breda (2013-2015), período em que presidiu a Câmara de Direitos e Prerrogativas; foi conselheiro estadual (2010-2012), presidiu a OAB Pato Branco na gestão 2004/2006,  e participou ativamente de diversas comissões ao longo do percurso profissional, como a Comissão de Estágio e Exame de Ordem, e a Comissão Especial de Orçamento e Contas. Em 2022, o membro honorário vitalício da OAB Paraná foi nomeado Procurador Nacional Adjunto das Prerrogativas dos Advogados pelo presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti.