Homenagens marcam encerramento da XXIII Conferência Nacional da Advocacia

O presidente nacional da OAB Claudio Lamachia abriu na manhã desta quinta-feira (30), quase sem voz, a sessão solene de encerramento da XXIII Conferência Nacional da Advocacia. Ele cumprimentou os presentes na pessoa da conselheira federal Cléa Anna Maria Carpi da Rocha, que recebeu a Medalha Rui Barbosa. A honraria foi entregue por Lamachia e pelas advogadas Eduarda Mourão, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, e Fernanda Marinella, coordenadora adjunta dos Colégios de Presidentes de Seccionais da OAB e presidente da OAB Alagoas.

Cléa Capri da Rocha agradeceu emocionada a homenagem. “Sinto-me absolutamente honrada de receber esta medalha. Bem sei o que representa a responsabilidade de uma advogada receber, pela primeira vez, tão importante honraria. O faço compartilhando com todas as advogadas brasileiras”, destacou. “Bravas mulheres, nas quais observo o espírito de Anita Garibaldi, com coragem de compartilhar sonhos, sem medo de lutar”, disse. A advogada gaúcha conclamou as mulheres a participarem dos quadros da Ordem. “A marcha é coletiva, exige a marcha constante e atenta de todos nós. A causa que defendemos não é só nossa, é igualmente de todo Brasil”, completou.

A solenidade foi marcada também por homenagens ao patrono da XXIII Conferência Nacional, Raymundo Faoro. Um vídeo com depoimentos de advogados e amigos do jurista lembrou o legado de Faoro. A histórica Conferência Nacional de 1978, realizada na capital paranaense, um dos principais marcos no processo de democratização do país, foi enaltecida. Nomes como Jorge Hilário Gouvea, Girsálio Cerqueira Filho, Modesto da Silveira, Alverto Venâncio Filho, Marcelo Cerqueria, resumiram: um grande brasileiro.

Waldir Troncoso Peres foi o advogado homenageado como patrono local da XXII Conferência da Advocacia. Conhecido como grande orador, Peresficou conhecido nacionalmente pela defesa de Lindomar Castilho. Depois da exibição de um vídeo que lembrou passagens da vida do criminalista, suas netas Júlia e Luiza receberam as homenagens das mãos do presidente Lamachia. Em seguida, o advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira fez a oração de homenagem dizendo ter a sensação de ter conhecido Troncoso antes mesmo de nascer. “Waldir transcende o tempo e o espaço”, resumiu.

Lamachia e seu antecessor na presidência da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coelho, receberam o título honorário de cidadãos paulistanos pela contribuição dada à advocacia da cidade. Lamachia também recebeu do Frei David Santos e da advogada Silvia Virgínia de Souza o título de negro honorário. Ao dirigir-se aos público, o frei fez votos de que os negros tenham cada vez mais participação na OAB.

Em sua saudação final, o presidente da OAB São Paulo, Marcos da Costa, destacou a grandiosidade do evento. “Tivemos conferências históricas, como a de 1978, em Curitiba. Mas creio que aqui também fizemos história”, afirmou Costa. “Agradeço a todos os dirigentes aqui presentes e também aos que prestigiaram a conferência. Muito obrigado a todos”, afirmou.

A Carta da XXIII Conferência da Advocacia Brasileira foi lida pela advogada Eduarda Mourão. O texto destaca o combate à corrupção e reforça que seu combate precisa ser feito dentro dos princípios da lei, contemplando os princípios da ampla defesa e do contraditório. O documento ressalta ainda a importância da transparência que permite o controle das políticas públicas.

Lamachia, em suas palavras finais, afirmou falar “com a voz do coração” para saudar todos os dirigentes que trabalham voluntariamente pela Ordem. “Estamos encerrando uma conferência memorável em todos os sentidos. Foi uma conferência que coloca em prática o que temos procurado verbalizar pelo Brasil: que o país precisa de menos confronto e mais unidade. O grande resultado desta conferência foi a união da advocacia brasileira num momento em que o país está tão dividido, com a arrogância se sobrepondo à tolerância. Portanto, tenho que agradecer a todos”, declarou. “Trabalhar por uma nação mais humana e igualitária é o objetivo precípuo da advocacia brasileira”, prosseguiu, antes de expressar uma vez mais sua gratidão à advogada Cléa Carpi. “Gratidão, para mim, é dívida que não prescreve. Serei eternamente grato a essa extraordinária mulher. Por ela, homenageio as 510 mil mulheres que advogam no Brasil”, completou.

Por fim, Lamachia agradeceu em nome de todo o sistema OAB àqueles que foram fundamentais para a realização da conferência nacional: a equipe de colaboradores do Conselho Federal e da OAB São Paulo.

A mesa de encerramento foi composta por  Claudio Lamachia, presidente da OAB; Marcos da Costa, presidente da OAB São Paulo; o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Francisco José Machado; o vice presidente da OAB nacional, Luiz Cláudio Chaves; o secretário-geral da OAB Nacional Felipe Sarmento; o secretário-geral adjunto Ibaneis Rocha; o diretor tesoureiro Antônio Oneildo; o coordenador do Colégio de Presidentes de seccionais Homero Mafra.

Estiveram presentes os conselheiros honorários vitalícios Roberto Busato, César Britto e Marcus Vinícius Furtado Coelho; a presidente da comissão da mulher advogada da OAB Nacional, Eduarda Maurão; o presidente da Associação de Advogados de São Paulo, Marcelo Ademeck; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Rezende Ribeiro; o advogado Antonio Cláudio Mariz de Oliveira conselheiro honorário vitalício da OAB São Paulo; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal, Ricardo Perez; o presidente da Escola Nacional de Advocacia (ENA), José Alberto Simonetti Cabral; o presidente da Ordem dos Advogados de Portufal, António Jaime Martins; o presidente da Associação Americana de Juristas e advogados já agraciados com a medalha Rui Barbosa.