I Encontro Regional da Jovem Advocacia do Norte do Paraná dá início a novo projeto da OAB

 

Advogados em início de carreira do Norte do Paraná se reuniram nesta sexta-feira (10), em Londrina, para discutir as demandas e desafios da profissão. Organizado pelo Núcleo OAB Jovem da subseção, o I Encontro Regional da Jovem Advocacia do Norte do Paraná reuniu representantes das comissões de Santo Antonio da Platina, Ivaiporã, Umuarama, Cornélio Procópio, Cianorte, Ibaiti, Apucarana, Paranavaí, Jacarezinho, Assis Chateaubriand, Bandeirantes, Arapongas, Telêmaco Borda, Maringá e Nova Esperança.

O evento inaugura uma proposta da diretoria da seccional paranaense de reunir periodicamente representantes das Comissões da Advocacia Iniciante do estado. “Outros encontros neste formato serão realizados em outras regiões. Partiremos desse sistema de trabalho concentrado em um dia todo, que permite que os representantes falem, exponham suas ideias, iniciativas e que haja uma troca de experiências entre as subseções. Isso é fundamental”, afirmou o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.

“Hoje foram discutidos temas relevantíssimos com relação aos honorários advocatícios, piso salarial, advocacia dativa, problemas de rodízio e de respeito à tabela de honorários e temas relacionados à concorrência no mercado, à propaganda ilegal. Também tivemos um debate sobre a atuação da CAI junto às faculdades de Direito, aproximando o estudante da OAB, levando noções de ética, de prerrogativas, do Estatuto da OAB”, pontuou Telles.

O presidente da OAB Paraná frisou que 44% do quadro de inscritos na seccional é formado por jovens advogados. “É um contingente expressivo. A partir desse encontro, implementaremos a ideia de fazer uma pesquisa junto à advocacia para traçarmos o perfil dos advogados do estado do Paraná, quem são, se trabalham de forma autônoma, sua remuneração média, as áreas do direito em que atuam”, afirmou

Encontro

Realizado em paralelo ao XV Encontro dos Jovens Advogados de Londrina e Região, o debate foi marcado pela troca de experiências e apresentação de projetos de valorização e fortalecimento da classe. Ambos foram abertos na noite de quarta-feira (8/5), na sede da OAB Londrina, com a presença de 200 participantes.

O presidente da Comissão da Advocacia Iniciante da Seccional, Wagner Maurício de Souza Pereira, destacou que um dos principais temas abordado foi a falta de engajamento e a dificuldade de trazer os novos advogados para participar dos projetos e da Comissão. “Até a data de hoje, todas as Subseções presentes já iniciaram suas atividades e projetos. O evento foi muito produtivo, especialmente para a troca de experiências e incentivo na realização dos trabalhos entre as Comissões”, relatou.

A presidente do Núcleo OAB Jovem Londrina, Jaqueline Corazza Montero,  destacou a participação do presidente  Cássio Telles no debate, frisando que a presença dele é um estímulo para o profissional que inicia sua trajetória profissional. “A proximidade com as subseções e jovens advogados e a disponibilidade para ouvir, escutar e ajudar traz um incentivo aos presidentes que trabalham voluntariamente para a OAB, além de mostrar o prestígio e o respeito que ele tem por toda a advocacia”, disse.

A presidente da OAB Londrina, Vânia Regina Silveira Queiroz, destacou a satisfação em realizar dois eventos de grande importância para a advocacia. “Para mim, especialmente, este momento é uma grande satisfação e honra porque ajudei a fundar o Núcleo Jovem e a criar este evento que chega a 15ª edição com o dr. Artur Piancastelli e o dr. Wilson Leite. O prazer de participar desse momento como presidente é maior ainda”, afirmou.

“Além de a aproximação com a jovem advocacia ser uma grande bandeira da minha gestão, o apoio e o aprimoramento que nós pudermos dar a estes iniciantes serão importantes para que eles alcancem sucesso e posição em suas carreiras. O trabalho realizado pela equipe que organizou o evento mostrou a condição e a competência do profissional em início de carreira”, completou Vânia.

Projetos

O projeto OAB vai à Escola, desenvolvido há alguns anos pela Subseção de Londrina, foi bastante discutido durante o I Encontro Regional da Jovem Advocacia do Norte do Paraná, segundo Jaqueline Montero. “Trata-se de um dos projetos com mais adesão e também de grande importância social realizado pelo Núcleo Jovem da OAB Londrina. Muitas subseções se interessaram”, relatou. Além dela, o evento contou com as presenças dos advogados Graziella Yumi Ogaki Adao, Guilherme Augusto Vitorazzo e Camila Machado.

Para o presidente da CAI Maringá, Vitor Pavan, a troca de experiências foi o ponto alto do evento. “Cada subseção, com suas peculiaridades, trouxe suas questões para que possamos juntos seguir um único caminho. É muito interessante ouvir os colegas, trocar ideias, analisar pontos e ir numa única direção. Fortalece a classe”, afirmou.

Ele destacou o projeto De Frente com a CAI, que tem sido replicado nas subseções, e uma proposta de pesquisa com os advogados iniciantes apresentada pelo presidente da CAI Paranavaí, Thiago José Guidetti de Souza. “Em Maringá temos buscado a capacitação do advogado, para que ele possa exercer a profissão com excelência. É momento de fortalecer a classe”, afirmou.

A advogada Fernanda Brites, presidente da CAI Nova Esperança, também enalteceu a possibilidade de compartilhar experiências. “A realidade do interior é diferente da capital. A troca é sempre muito benéfica”, disse. Ela citou entre as demandas dos profissionais a realização de cursos de capacitação com a presença de profissionais de renome, a realização de parcerias com a ESA, lembrando que muitas vezes o jovem advogado não tem condições financeiras de investir em cursos.

Na Subseção de Nova Esperança, a CAI irá implementar de forma imediata uma reunião de entrega das carteiras de advogado. “Queremos receber o advogado para uma conversa mais informal, explicar como a Comissão funciona, convidá-los a participar”, afirmou. Assim como os demais colegas que participaram do evento, ela fez questão de agradecer a presidente do Núcleo OAB Jovem Londrina pela organização dos encontros.

Também estiveram presentes os advogados Alan Carlos Lopes Filho, Ana Strozzi, Gessika Bonetto, Caetano Humberto Carcereri (CAI de Curitiba), Rafaela Miranda França de Paula (CAI Santo Antonio da Platina), Thiago Nathan Bahls (CAI Ivaiporã), Raul dos Santos (CAI Umuarama), Victor Felix Koch (CAI Cornélio Procópio), Gustavo Henrique Novo (CAI Cianorte), Mariângela Mattiolli (CAI Ibaiti), Eduardo Francisco de Almeida (CAI Apucarana), Thiago José Guidetti de Souza (CAI Paranavaí), Fabiano Duarte da Costa (CAI Jacarezinho), Luana Ruggeri (CAI Assis Chateaubriand), Caique Pedrozzo Goulart de Oliveira (CAI Bandeirantes), Diego Ramires (CAI Arapongas) e João Guilherme Nogueira (CAI Telêmaco Borba).

Postado em: Notícias | Tags: Sem tags

Desenvolvido por ledz.com.br