Vice-presidente da OAB Paraná preside compromisso de novos advogados em Cornélio Procópio

Vinte novos advogados ingressaram nos quadros da Ordem em compromisso coletivo realizado na manhã desta quarta-feira (1º/3) na subseção de Cornélio Procópio. Além de 9 profissionais da OAB Cornélio Procópio, prestaram compromisso outros 11 das subseções de Bandeirantes, Ibaiti, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Wenceslau Braz.

A solenidade foi conduzida pelo vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, estando também à mesa o presidente da subseção, Marco Aurélio do Carmo; o conselheiro estadual Luís Enrique Servilha; e o conselheiro subseccional Victor Félix Szytko Koch e vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Kelly Cristina de Souza.

Após a saudação inicial, Deneka explicou aos novos colegas  a proposta do Projeto 6º ano. “Por meio dele concedemos um pacote de ajudas e benefícios a advogados e advogadas para o início de suas carreiras. Tem sido um projeto replicado Brasil afora”, disse. “Essa caixa que entregaremos a vocês tem uma simbologia.  Guardem com carinho e nela coloquem suas conquistas. Que ela fique pequena dentro da ambição e vontade que vocês têm. Recentemente  um advogado me ligou para contar que colocou dentro dela as quatro parcelas pagas da casa da mãe dele, que estavam em atraso”, relatou emocionado.

Deneka propôs ainda algumas reflexões sobre a profissão. “Hajam com ética, primeiramente com vocês mesmos. Não aceitem fazer uma audiência por valores irrisórios. Não peguem uma causa por dinheiro. Sejam éticos com vossos colegas, sejam éticos com seus cliente. Lutem não apenas como advogados em suas causas, mas pelas causas da nossa sociedade. Lutem sempre, e contem com a OAB”, disse, citando os exemplos de Martins Luther King, Mahatma Gandhi, Nelson Mandela, Ruy Barbosa, Sobral Pinto e  Myrthes Gomes de Campos.

“Uma última dica: nunca aceitem uma quebra de prerrogativa, porque ela é da parte que representamos. Se um colega tiver uma prerrogativa violada se coloquem ao lado dele, acionem a OAB. Temos um 0800 disponível 24h por dia para atender casos de violação de prerrogativas”, disse Deneka. Confira a íntegra da mensagem aqui.

O presidente da subseção, Marco Aurélio do Carmo, destacou que a gestão é voltada à advocacia. “Vocês estão entrando para uma atividade que trabalha com os bens mais preciosos que a sociedade tem: a vida, a honra, o patrimônio. E vocês têm que ter responsabilidade para fazer este trabalho. Na relação com os colegas: ética, respeito. A OAB está à disposição para tudo que precisarem. Lutamos para que venham mais perto para entender o que é a OAB, conheçam, participem”, disse.

Agradecimento

A advogada Driely da Silva Santos Bianconi (OAB nº 116.978) falou em nome dos demais compromissandos, desejando um futuro de sucesso a todos. “Foram muitos choros, muitos risos, espero que todos façam um bom trabalho. Não foi muito fácil chegar até aqui, mas posso afirmar que hoje é o dia mais especial da minha vida, esperei muito por este momento”, disse.

“Que possamos acreditar que os nossos sonhos são possíveis de alcançar. Vim de uma família muito humilde, muito simples e hoje estou realizando um sonho”, disse Leandro Pedro da Silva (OAB nº117 075), de Santo Antônio da Platina.

Agenda

No período da tarde, o vice-presidente Fernando Deneka participará da etapa local do projeto “Valorização da Advocacia – Novas Fronteiras”, lançado oficialmente na terça-feira (28/2), em Londrina, pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter. O projeto, iniciativa inédita da seccional levada adiante em parceria com as subseções paranaenses, busca apoiar concretamente, com informações e troca de experiências, os advogados que queiram atuar em áreas ainda pouco exploradas pela advocacia. O fio condutor é a identificação prévia, por parte do comitê de competividade da OAB Paraná, das áreas que atendam às vocações produtivas de cada região. O projeto volta-se tanto para os jovens advogados quanto para os experientes em busca de novos rumos.

Fotografias: Maria Conceição Vicentini