Inauguração da nova sede da OAB Francisco Beltrão movimenta comunidade jurídica da região

Entre as oito maiores subseções do estado, a OAB Francisco Beltrão está de casa nova. A inauguração do espaço na noite desta quinta-feira (26) movimentou a comunidade jurídica da região. A solenidade foi prestigiada por centenas de advogados, pelas diretorias da seccional, da subseção e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), além de autoridades locais. O ato solene contou ainda com a presença do presidente do Conselho Federal, Claudio Lamachia, que desmarcou compromissos em Porto Alegre para estar presente no evento.

Em tom de agradecimento, o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, destacou tratar-se de uma ocasião histórica para a seccional.  Ele reconheceu o esforço demandado para que o edifício saísse do papel, lembrando que várias medidas foram necessárias até que a construção fosse anunciada há pouco mais de dois anos.

“Presidir esta instituição não é tarefa de um homem só, mas de um time formado por diretoria, conselho, Caixa de Assistência, Escola Superior de Advocacia, Tribunal de Ética e todas as 48 subseções. Ninguém faz nada sozinho. E por ter um time coeso como este é que podemos estar aqui hoje comemorando, transbordando de alegria de entregar à advocacia, que nos confiou o seu voto, uma obra como esta”, agradeceu.

Ainda em seu pronunciamento, o presidente da OAB Paraná destacou a importância histórica de Francisco Beltrão, pontuando que foi nesta cidade que, em 1957, explodiu a  Revolta dos Posseiros, movimento  que deu origem ao Grupo Executivo para as Terras do Sudoeste do Paraná, que conseguiu pacificar a região dando título de terra a quem se dedicava a cultivá-la para dela tirar seu sustento. “Hoje a OAB também faz jus ao passado de lutas de um povo de Beltrão, um dos maiores patrimônios imateriais do nosso estado”, disse.

“Os pioneiros que aqui se instalaram nas décadas de 1940 e, principalmente, 1950, quando o município foi elevado à sede de Comarca, talvez não imaginassem que hoje tivéssemos beirando os 1.000 advogados. São 20 municípios que compõem esta Subseção – e faço questão de nominá-los:  Ampére, Barracão, Bela Vista da Caroba, Bom Jesus do Sul, Capanema, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Pérola D’oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste”, afirmou. “Era justo que fizéssemos este resgate, que a OAB investisse num sonho que não era só nosso, mas de toda a advocacia do Sudoeste”, acrescentou.

Reflexão

Apesar do momento festivo, Noronha lembrou que diante da grave crise ética, política e econômica que assola o país, a advocacia precisa ser forte e combativa. “É momento também de lembrar que esta advocacia precisa da mão forte da OAB. A crise afetou também a advocacia, temos profissionais sendo excluídos do mercado de trabalho. E lembrar também que temos hoje perto de 870 mil estudantes de direito, que em breve farão Exame de Ordem”, disse.

“É o momento pensarmos o futuro que queremos para a nossa advocacia. De estancar este estelionato educacional promovido pelo MEC, que somente este ano abriu 133 faculdades de Direito, 14 só no Paraná, com quase 20 mil vagas. Eu gostaria que o Judiciário, na ação que  iremos propor em breve, possa estancam essa sangria que hoje tanto tem custado o trabalho e o emprego de nossos colegas”, afirmou.

Nova fase

Para o presidente da OAB Francisco Beltrão, Luiz Carlos D’Agostini Júnior, a inauguração da obra marca uma nova fase para a advocacia beltronense. “Esta obra nos dá amparo e força para lutarmos por uma advocacia mais forte, combatendo o vilipendio à nossa profissão. A advocacia mudou em todo o Brasil, com inúmeras faculdades de direito e o número de advogados crescendo de forma exponencial”, disse.

“Hoje, a OAB Francisco Beltrão é representada por 900 colegas que lutam a cada dia para que a advocacia seja respeitada e forte no Sudoeste do Paraná. É difícil mensurar o que esta obra significa para nós”, completou D’Agostini Júnior. O advogado discursou ao lado do presidente licenciado da subseção, Marcelo Miró, em reconhecimento ao trabalho realizado pelo colega e os demais diretores.

O conselheiro estadual Ciro Piasecki, outro entusiasta da nova sede, pontuou que apesar de a espera ter sido longa, foi recompensada. Ele agradeceu os esforços e o trabalho incansável da diretoria da OAB Paraná e do presidente José Augusto Araújo de Noronha, que esteve em diversas oportunidades na cidade para acompanhar a execução das obras. Piasecki também enalteceu o trabalho do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), Artur Piancastelli, responsável pelos investimentos no Centro de Convivência da subseção.

Também presente no evento, o prefeito de Francisco Beltrão afirmou que a obra “consolida a cidade como um grande polo da área do Direito”. “Nos alegramos muito ao receber esta sede, que é um presente para a cidade. Moderna, ampla, esta obra retrata a grandeza de Francisco Beltrão”, disse.

Homenagens

A noite foi marcada por homenagens ao presidente José Augusto Noronha e ao pai dele, Antônio Lopes de Noronha, que há 36 anos estava entre os conselheiros estaduais que alinharam a criação da Subseção de Francisco Beltrão. “Seu pai iniciou o sonho e você o concluiu”, dizia trecho da placa que o advogado recebeu das mãos de Luiz Carlos D’Agostini Júnior.

O presidente da CAA-PR, Artur Piancastelli, também foi homenageado pelo apoio à subseção. A entidade investiu R$ 500 mil na obra, inaugurando em Francisco Beltrão o 11º Espaço de Convivência dos Advogados do Paraná. “Uma obra como esta é também de advogados voluntários que conseguiram transformar o sonho em realidade. Pessoas que não apenas sonharam, mas que lutaram dia após dia por isso”, disse Piancastelli.

Estrutura

A nova sede está localizada numa área central da cidade, com 1.200 metros quadrados de área construída, a nova sede terá salas de reunião, escritório compartilhado, secretaria, auditório para 260 pessoas, além de um espaço de convivência.

“Essa será uma grande solenidade. A subseção comemora 35 anos de existência em 2018 com esta obra muito esperada. Éramos uma das poucas que ainda não possuía a sua sede própria”, disse o presidente da subseção, Luiz Carlos D´Agostini Junior.

O projeto de interior do novo espaço, assinado pelo arquiteto Maximiliano Scandelari, privilegiou uma linguagem sóbria e austera, com foco na acessibilidade e versatilidade. Foi trabalhada, ainda, uma identidade visual própria, visando à valorização da advocacia.

Leia mais:
Em Francisco Beltrão, Lamachia conclama advocacia a assumir protagonismo da transformação social

Fotos: Everton Antoniolli/ OAB Francisco Beltrão