IAP celebra seu centenário

O Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) celebrou seu centenário com um baile de gala no Graciosa Country Club, na sexta-feira (9/6). A festa da instituição que deu origem à OAB Paraná teve o ministro Luiz Edson Fachin como convidado de honra.

Em seu discurso, o presidente do IAP, Hélio Gomes Coelho Júnior, enxertou o vídeo de Maria Bethânia declamando o poema Ultimatum, escrito por Fernando Pessoa sob o heterônimo de Álvaro de Campos. O texto é de 1917, ano de fundação do Instituto. Gomes Coelho também homenageou os ex-presidentes presentes com a medalha Pamphilo d´Assumpção, honraria criada em memória do fundador da entidade.

Ao dirigir-se aos convivas, o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, destacou os laços das duas entidades e o vigor do IAP. “O Instituto tem história, mas não vive do passado. Sabe responder aos desafios de hoje. Adere ao espírito do tempo presente, mas é inflexível em seus valores”, pontuou.

A OAB Paraná esteve representada ainda por outros três integrantes da diretoria: a secretária-geral Marilena Winter; o secretário-geral adjunto Alexandre Quadros; e o tesoureiro Fabiano Baracat. Também estiveram lá o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB Paraná, Artur Piancastelli; a coordenadora da Escola Superior de Advocacia (ESA) do Paraná, Graciela Marins; os conselheiros federais Edni Arruda, José Lucio Glomb, Juliano Breda e Flávio Pansieri. Glomb esteve na presidência do IAP por dois mandatos.

Todos os presentes foram agraciados com um exemplar do livro que retrata o centenário da instituição e com a edição de junho da Revista da Ordem, cuja reportagem principal aborda a história do IAP.