Integrado pela OAB Paraná, Comitê de Olho na Transparência faz nesta terça a primeira reunião do ano

Seguindo sua missão de acompanhar portais de transparência de instituições públicas, o Comitê de Olho na Transparência (COT) abre os trabalhos de 2022 com uma reunião virtual a ser realizada a partir das 9h nesta terça-feira (8/2). A OAB Paraná integra o comitê desde sua fundação, por ato cooperativo, em maio de 2015. Também compõem o COT o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), o Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no estado do Paraná (Sescap-PR).

Cada instituição participante indica de três a cinco profissionais, que se reúnem mensalmente para analisar as informações divulgadas pelos órgãos públicos nos portais da transparência. Os advogados, contadores, economistas e auditores atuam monitorando o acesso e a qualidade das informações prestadas pelos portais de transparência de todo o Paraná, com o olhar da sociedade civil organizada.

A OAB Paraná é representada pelos advogados Waldir Franco Félix Júnior, Giovane Couto da Silveira e Mikaela Gabriela Bárbara Maluta, que já coordenou o comitê. Atualmente, a tarefa está a cargo de Allan Lukas Jucovksi, do Sescap. O comitê  busca se tornar cada vez mais conhecido e próximo da sociedade, de modo a fomentar nos cidadãos paranaenses o interesse por acompanhar as contas públicas.