José Lucio Glomb: “democracia sempre está em risco, necessitando ser cultivada dia a dia para que não venha a ser subestimada ou substituída”

A democracia sempre está em risco, necessitando ser cultivada dia a dia para que não venha a ser subestimada ou substituída.  Com a reflexão, o conselheiro honorário vitalício José Lucio Glomb, medalha Vieira Netto e presidente da seccional na gestão 2010-2012,  enalteceu a importância do compromisso das instituições com o Estado de Direito no evento realizado na noite de quinta-feira (11 de agosto) pela seccional em comemoração ao Dia da Advocacia.

“Nesses últimos anos, assistimos a uma campanha que visa colocar em xeque uma das nossas melhores instituições. Paradoxalmente, a democracia pode ser usada contra ela mesma. Gente eleita democraticamente vê-se tentada a atacá-la, de várias formas, atacando o voto pela urna eletrônica. Vislumbra-se um claro objetivo nesta contestação, aliado a comportamentos que visam a desestabilização das instituições do Estado. Devemos desconfiar de quem usa da democracia para atacá-la. Não existe meia democracia, o Brasil que queremos é um Brasil plenamente democrático”, discorreu Glomb

Confira a íntegra da mensagem de José Lucio Glomb pela democracia:

“Não faz muito , nosso país passou bom tempo sem a energia da democracia, reconquistada a muito custo. Isto deveria ter servido de alerta e lição para evitarmos futuras aventuras, mas parece que muitas vezes falta compreensão do alcance da democracia – sempre em risco, sempre atacada, necessitando ser cultivada dia a dia para, que não venha a ser subestimada e substituída.

Nestes últimos anos assistimos uma campanha que visa colocar em xeque as nossas instituições, o que seria inimaginável num mundo moderno, onde os fatos são divulgados instantaneamente. Soaria ridículo, se não houvessem riscos.

Isto acontece porque, paradoxalmente, a democracia, pode ser usada contra ela mesma.

Gente que foi eleita democraticamente, , vê-se tentada a atacá-la de várias formas para manter-se aferrado ao poder. Por vezes dissimuladamente, mas em outras, nem tanto como, por exemplo, atacando o sistema de voto via urna eletrônica. O mesmo sistema que indiscutivelmente, elegeu os representantes do povo e o próprio autor das denúncias vazias. Vislumbra-se um claro objetivo nessa contestação, aliada a pronunciamentos e comportamentos que miram a desestabilização das Instituições do Estado. Isto ocorre das mais diversas formas, todas condenáveis.

É preciso desconfiar de quem usa a democracia para atacá-la, usando modo engenhoso e valendo-se de redes sociais para difundir a confusão do sofrido povo brasileiro e, por que não dizer, insuflando antagonismo e ódio entre as pessoas, quando a paz é que deve imperar entre nós.

Temos dificuldade em acertar, pois o povo condenou governos marcados pela corrupção, buscando eleger uma alternativa positiva ao status quo então instalado. O resultado que vemos, no entanto, soa como um alerta. As manifestações nesta data, em todo Brasil, são oportunas e provocaram grande repercussão. Ainda há tempo para evitar as consequências de uma ruptura da nossa recente redemocratização.

Os advogados tiveram um marcante papel na defesa da democracia. E nesta Seccional Paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil, entre tantos advogados , tivemos os grandes exemplos de Vieira Neto e Eduardo Rocha Virmond que, em tempos de exceção, corajosamente levantaram suas vozes para que cessasse o arbítrio , para que tivéssemos o retorno aos valores que só um regime democrático pode proporcionar.

Cabe a nós, advogados, novamente resistir com as armas da legalidade, as armas da palavra, aquelas permitidas pela responsável liberdade de expressão, para que nossa democracia não sucumba, pois temos plena consciência do alto preço que pagamos para que ela fosse restabelecida em nosso País.

Não existe meia democracia. O Brasil que queremos é um Brasil plenamente democrático. Amanhã ou depois, nós aqui não mais estaremos, mas nossos filhos , nossos descendentes, aqui virão e sentirão que a energia de nosso pensamento e das nossas ações , foram para uma vida melhor desta e das futuras gerações.

Então conclamo aos meus estimados Colegas nesta importantíssima data em que comemoram seu dia, o Dia do Advogado, para que mantenham-se fiéis às suas vocações e para que continuem irmanados, solidariamente, na defesa da democracia, pois sem democracia jamais teremos liberdade!

Muito obrigado.”