Luiz Guilherme Marinoni é autor do Caso Hipotético do I Moot OAB Paraná

Com 93 equipes inscritas e mais de 500 graduandos de cursos de Direito do estado envolvidos, o I Moot OAB Paraná – I Edição de Julgamento Simulado em Processo Civil  já é considerado o maior evento acadêmico do Brasil. 

A iniciativa inédita integra a programação da 8ª Conferência da Advocacia Paranaense e conta com a participação de um dos maiores nomes do Direito Processual Civil nacional: Luiz Guilherme Marinoni. O jurista é autor do Caso Hipotético que norteará os memoriais e a simulação de sessão do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR). 

O conteúdo, elaborado especialmente para o evento,  apresenta uma situação litigiosa hipotética que demanda dos advogados contratados pelas partes a apresentação de Memoriais aos Desembargadores de Câmara do Tribunal de Justiça (primeira etapa do Moot), bem como para a sustentação oral (segunda etapa). 

Os competidores deverão deduzir os seus argumentos observando os pontos enumerados no Caso Hipotético, valendo-se da doutrina e da jurisprudência nacionais. Eles terão à disposição professores e mentores da área para esclarecer dúvidas e auxiliá-los em todas as etapas do I Moot OAB Paraná.

Referência nacional

Luiz Guilherme Marinoni é Professor Titular de Direito Processual Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mediante a defesa da tese intitulada “Tutela Inibitória”. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Fez estágio de pós-doutoramento na Universidade Estatal de Milão (Itália). Foi Visiting Scholar na Columbia University (EUA) e na Fordham University (EUA). Possui mais de 40 livros publicados no Brasil, mais de vinte deles publicados em outros países da América e da Europa. É membro honorário do Presidium da International Association of Procedural Law.

Sobre o evento 

As fases regionais do I Moot OAB Paraná acontecem em agosto e setembro, simultaneamente às etapas preparatórias da 8ª Conferência da Advocacia Paranaense, em Cascavel, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Guarapuava, Ponta Grossa e São José dos Pinhais. A grande final será na capital paranaense durante a 8ª Conferência da Advocacia Paranaense, de 25 a 27 de outubro.

As três equipes finalistas receberão prêmios em dinheiro. As informações completas do certame estão disponíveis no site moot.oabpr.org.br. Nele, estão disponíveis o edital e o tutorial do I Moot OAB Paraná, além da íntegra do Caso Hipotético elaborado por Luiz Guilherme Marinoni.